Descubra 5 tendências da confeitaria para você aplicar

Um dos setores que mais atraem a atenção de novos empreendedores é o de alimentos. Com isso, estar conectado às tendências da confeitaria é essencial para se destacar no mercado e sair na frente de seus concorrentes.

Assim como diversos formatos e cores de doces são constantemente criados de forma inovadora, acessórios e tecnologias são apresentados às pessoas que trabalham com confeitaria. Não podemos deixar de citar a forte tendência de atender grupos que fazem dietas restritivas e específicas.

Para te deixar por dentro do que está por vir, separamos 5 tendências da confeitaria que você precisa conhecer. Boa leitura.

1. Sofisticação da simplicidade e customização

Uma forte tendência que chega em todo setor de gastronomia é a simplicidade e customização. As confeitarias vão ter foco cada vez maior em reduzir o seu cardápio para apostar nos produtos que trazem lucro e nos doces sazonais ou de datas comemorativas.

Além disso, a customização dos produtos em porções menores ou para dividir com outras pessoas são pontos que vão chamar a atenção dos consumidores. Afinal, mesmo em momentos incertos de crise, quem vai querer deixar de adoçar a vida com um irresistível doce?

2. Despertar da memória afetiva com o doce artesanal

Sabe aquele sabor que remete à infância ou a momentos especiais da nossa vida? Os produtos artesanais vêm com tudo por trazerem o sabor caseiro. Eles não costumam ser produzidos em grande escala, com isso, grandes confeitarias e até pequenos negócios podem se dedicar à tendência.

Para isso, recorra ao velho caderno de receita da família, acrescente sua criatividade, pesquise novas técnicas e considere a originalidade. Esses doces podem, inclusive, ser comercializados por um preço mais elevado.

3. Não ao industrializado e sim aos produtos frescos

As pessoas estão cada vez mais optando por uma alimentação saudável. Sendo assim, a redução no consumo de alimentos industrializados vem impulsionando a compra de produtos orgânicos, frescos e de produtores locais.

Com isso, as receitas com adoçantes naturais, frutas frescas, menos processados e mais saudáveis estão entre as tendências que merecem destaque. Além disso, os legumes e ingredientes naturais proporcionam excelentes texturas e sabores aos produtos.

4. Doce para todos

O mercado vem direcionando sua atenção para pessoas com restrições alimentares, como intolerância à lactose e ao glúten. Com isso, a demanda por doces especiais, que não é de hoje, vem crescendo cada vez mais.

A tendência aqui fica por conta da variedade de receitas que surgem todos os dias para atender esse público e, também, os veganos, que não consomem nenhum produto de procedência animal.

5. Delicadeza das flores e suculentas

A decoração de um bolo, por exemplo, é um espetáculo à parte na confeitaria. Com isso, apostar em uma decoração rica em detalhes, que chame a atenção e nos faça comer com os olhos é essencial. Todos os anos, somos apresentados a novas tendências da confeitaria.

Nesse sentido, a decoração utilizando flores e suculentas é uma aposta forte. Por isso, separe a pasta americana, exercite a criatividade e produza doces belíssimos, que encantem seus clientes.

Por fim, reforçamos a importância de planejar, pesquisar, entender seu público e testar as tendências da confeitaria que mais chamaram sua atenção. Dessa maneira, você poderá descobrir incríveis oportunidades e proporcionar deliciosas experiências para o cliente, além de aumentar a receita do seu negócio.

Gostou das tendências de confeitaria que separamos especialmente para você? Aproveite para assinar a nossa newsletter e receber conteúdos valiosos que vão contribuir para o seu desenvolvimento profissional.