4 tipos de decoração de bolos que um confeiteiro precisa conhecer

Se você deseja se aprofundar na arte da confeitaria, deve conhecer os tipos de decoração de bolos mais usados atualmente. São materiais que, além de deliciosos, permitem uma decoração artística ou a impressão de desenhos infantis que fazem grande sucesso em festinhas de aniversário.

Ao dominar as técnicas de decoração, você vai fazer dos seus bolos verdadeiras obras de arte que vão surpreender a clientela. A decoração é o grande segredo para valorizar os bolos. Veja esses 4 tipos de decoração de bolos que todo confeiteiro precisa conhecer!

1 – Use o papel de arroz para decorar bolos de personagens infantis

Muito usado em bolos de aniversários, o papel de arroz é um papel comestível, composto por água e farinha de arroz. Essa pasta branca permite a impressão de estampas, o que a torna ideal para confeitar bolos de personagens infantis.

Para trabalhar com papel de arroz, você vai precisar corante gel, espátulas e pincéis culinários. O papel de arroz também pode ser colorido artificialmente. Lembre-se que esse material é frágil, portanto exige manuseio cuidadoso. Mantenha as mãos sempre limpas e secas.

2 – Agrade os jovens com tipos de decoração de bolos com biscoitos

Está entre os tipos de decorações de bolos que mais enchem os olhos das crianças e dos mais jovens. Ingrediente de fácil acesso e de baixo custo, os biscoitos também impactam bastante na apresentação do bolo junto à clientela. Geralmente são empregados nas laterais, mas também ficam bonitos no topo do bolo.

Para festas infantis, escolha biscoitos como Oreo ou wafers e chocolates tipo Bis ou KitKat. Na decoração de bolos adultos, biscoitos champanhe e bombons Sonhos de Valsa são boas opções.

3 – Solte seus dotes artísticos com a pasta americana

Por ser modelável, a pasta americana está entre os tipos de decoração de bolos mais usados quando o produto precisa ser mais elaborado. Muito usada para realizar bolos de casamentos, feita à base de açúcar e se caracteriza pela elasticidade.

Para trabalhar com pasta americana você vai precisar de alguns utensílios. Entre eles, estão rolos, alisadores, niveladores e de um cortador de pizza para aparar o excesso da pasta. Lembre-se de ter à mão corantes comestíveis para pintar os elementos decorativos.

4 – Valorize seus bolos com uma linda cobertura de glacê

O chamado glacê real está entre os tipos de decoração de bolos que mais surpreendem a clientela pela sua beleza. Feito de clara de ovos, açúcar confeiteiro e limão, o glacê também é usado para finalizar cupcakes. Você pode usá-lo inclusive na decoração de um bolo feito com pasta americana.

Para valorizar seus bolos com uma linda cobertura de glacê, é necessário saber usar corretamente os bicos de confeitar. Escolha o tamanho do bico de acordo com o tipo de forma que vai usar. Você também precisará de um saco de confeitar descartável para finalizar o trabalho.

Você já tem as ferramentas necessárias para trabalhar com esses 4 tipos de decoração tão bacanas? Lembre-se que a Mago tem linhas completas de acessórios e utensílios para você transformar bolos em obras de arte capazes de surpreender a clientela!

Ainda tem algo sobre o material necessário para confeitaria que você deseja saber? Entre em contato com a gente e tire todas as suas dúvidas.