Avaliação de desempenho: por que fazer na minha confeitaria?

Todos os mercados vêm passando por diversas transformações que mudaram a vida das pessoas tanto pessoais quanto profissionais. Diante disso, houve a necessidade de as empresas monitorarem e fazerem a avaliação de desempenho em diferentes setores. Independentemente do tamanho do negócio ou segmento, essa atividade se tornou crucial para o sucesso dos empreendimentos. 

Dessa forma, não seria diferente com as confeitarias que precisam acompanhar todos os processos para oferecer alimentos de qualidade e ao gosto de seus clientes. Inclusive, criar e aperfeiçoar produtos para atrair mais consumidores. Sendo assim, convidamos você a entender mais sobre o assunto para que possa aplicar em sua empresa. Preparado? 

O que é a avaliação de desempenho? 

A avaliação de desempenho é uma ferramenta utilizada pelo setor de Recursos Humanos com a finalidade de analisar a performance dos funcionários ou de uma equipe como todo. Por ela observa-se as competências técnicas e comportamentais dos profissionais, a relação com a cultura empresarial em questão e verifica se os métodos de análise são eficientes. Ainda, se é preciso corrigir algum processo para evitar contratações erradas. 

Esse monitoramento é feito em determinadas épocas para examinar um período específico e se houve evolução dos colaboradores. Também, propõe uma visão estratégica mostrando os pontos fracos e fortes da equipe para que o RH desenvolva aprimoramentos e, consequentemente, mais resultados. 

Como essa ferramenta funciona? 

Como essa ferramenta analisa a prática dos colaboradores ela é importante, pois levanta informações que ajudam na tomada de decisão quanto a bonificação, aumento de salários, demissões, treinamentos e outras atitudes que visem maior produtividade da confeitaria. Dessa forma, a avaliação de desempenho é dividida em etapas: 

  • observação diária do comportamento do funcionário, seus progressos e limitações, sucessos e fracassos, porém com feedback constante do RH; 
  • identificação rápida dos problemas emergentes, visando manter a motivação e de obtenção de resultados; 
  • entrevistas periódicas de avaliação de desempenho, em que responsável e colaborador analisam os resultados juntos para redefinirem novas orientações, compromissos mútuos e ações corretivas, se precisarem. 

Aqui, o gestor verifica as fraquezas e os pontos que precisam ser melhorados, bem como, a necessidade de treinamento ou mudança de função para mais rendimento. Essas atitudes são importantes porque equilibra o comportamento da equipe com as metas estabelecidas pela confeitaria para que atinja os objetivos determinados. 

Quais são os tipos de avaliação de desempenho a serem feitas? 

Em sua confeitaria você pode aplicar diferentes métodos de avaliação de desempenho, seja ele desde comportamental ao uso de indicadores. Por isso, continue a leitura e confira alguns deles nos itens abaixo. 

Avaliação 360 graus 

No método 360º o profissional é avaliado por diversas pessoas na empresa, independentemente de sua função. Pois, seu objetivo é apresentar detalhes sobre o empregado e de como é visto por outros colegas. 

Autoavaliação 

Já na autoavaliação, o próprio funcionário analisa seu desempenho, porém essa deve ser acompanhada de outros modelos para que o gestor tenha uma visão holística do empregado. Desse modo, a metodologia mostra o sucesso profissional e o que ele precisa desenvolver para ter autoconhecimento. 

Avaliação por indicadores 

Com os indicadores é possível obter o nível de assiduidade e satisfação dos clientes. No entanto, o RH deve determinar as metas junto com os superiores para analisar o talento, pois ela proporciona informações reais e não somente opiniões. Também, é relevante dar feedbacks úteis para o crescimento profissional do empregado. 

Avaliação comportamental 

O perfil comportamental é tão importante quanto as competências e performance da pessoa na empresa. Para ajudar nesse processo existem sistemas que fazem a avaliação, já que estão baseados nas quatro variáveis: dominância, influência, cautela e estabilidade. Logo, o gestor não fica na dependência apenas de psicólogos. 

Portanto, agora você conheceu o que é avaliação de desempenho. Entretanto, para que sua confeitaria cresça é preciso, também, desenvolver mais técnicas, processos e ferramentas não somente na gestão de pessoas, mas na gestão do negócio como um todo.