Comércio e coronavírus: como manter as vendas durante a pandemia?

O cenário mundial na atualidade é de grande preocupação, devido à pandemia do coronavírus que deu origem à covid-19. Os efeitos têm afetado a vida de muitas pessoas em todo o mundo e, consequentemente, a economia global.

Os impactos são notáveis principalmente em comércios e pequenos negócios, que são mais sensíveis à queda no consumo por causa da necessidade de quarentena e restrições para manter a rotina.

É um período que exige inovação para continuar vendendo, apesar do momento difícil. Você sabe como manter as vendas, mesmo diante da relação entre comércio e coronavírus na qual a população está vivendo? Veja dicas importantes neste post!

A relação entre comércio e coronavírus

A chegada do coronavírus no Brasil trouxe grande preocupação e se fez necessário adotar medidas de prevenção para restringir a circulação de pessoas em espaços públicos. Com isso, parte do comércio teve que fechar temporariamente.

O resultado dessas medidas preventivas foi um impacto significativo nos pequenos e médios negócios, que tiveram suas receitas afetadas pelo isolamento social, dificultando muito o equilíbrio do faturamento e as despesas.

É um momento em que gestores e empresários precisam se reinventar e inovar, adotando estratégias para garantir as vendas durante esse período complicado e assegurar a sobrevivência do negócio.

Dicas para manter as vendas em meio à crise

A preparação para administrar um momento de crise financeira é um desafio enfrentado por muitos empreendedores. É indispensável se manter bem-informado e ter um planejamento realista. Veja a seguir algumas dicas essenciais que vão ajudar o seu negócio a superar esse momento.

Esteja mais próximo dos clientes

Quem não é visto, não é lembrado. Assim diz um ditado popular que faz todo o sentido em um período de isolamento social. É importante estar próximo dos clientes, seja por meio das redes sociais, seja por outra ferramenta de comunicação, como aplicativos e telefone — crie promoções e conteúdos relativos aos produtos comercializados.

Aposte nas vendas online

A internet é o meio de comunicação mais usado pelas pessoas atualmente, e já que muitos comércios não podem abrir as portas, aposte nas vendas online. Crie um planejamento de marketing para alcançar o público-alvo e manter a visibilidade do seu negócio.

Use as mídias sociais para divulgação e atração de clientes

As redes sociais são ferramentas muito eficazes e têm um poder de alcançar inúmeras pessoas, em função do volume de acessos no dia a dia — use os canais que julgar mais adequados como uma forma de divulgar produtos e serviços para atrair mais clientes.

Mostre que a empresa está adotando os cuidados necessários

Boas práticas devem sempre ser divulgadas com o intuito de conscientizar as pessoas e, nesse momento de pandemia, é imprescindível adotar cuidados especiais. Assim, os clientes se sentirão mais seguros e confiantes em comprar da sua empresa.

Adote o delivery

Vendas online ou por telefone proporcionam comodidade aos clientes, por isso oferecer um serviço completo que conte com delivery é fundamental para manter a lucratividade. Como nem todos os comércios podem vender presencialmente, investir na entrega é a opção mais viável.

E se você é nosso cliente e está realizando entregas, entre em contato conosco através do instagram que divulgaremos a sua loja.

Erros que podem atrapalhar as vendas durante a pandemia

A crise causada pela pandemia do coronavírus foi inesperada e exigiu uma resposta imediata e conjunta para evitar problemas ainda maiores à saúde e à economia.

Algumas atitudes são fatais e prejudicam muito as vendas durante o período. Todo detalhe faz a diferença e é preciso estar atento para evitar erros tão comuns, como:

  • recusar o uso de recursos tecnológicos;
  • não usar redes sociais como meio de marketing;
  • não oferecer uma plataforma de vendas online;
  • não acompanhar o fluxo de caixa;
  • esperar o fim da quarentena para planejar ações de marketing e comunicação.

Como você percebeu, a relação entre comércio e coronavírus exige transformação e inovação. Somente dessa forma será possível estimular o contato com os clientes, objetivando a continuidade das vendas e mantendo o negócio competitivo.

Das adversidades do momento, que afetam o comércio por causa do coronavírus, podem surgir novas ideias — e com dedicação, persistência e planejamento, consegue-se possibilidades reais de crescimento.

Se você curtiu o post e deseja ver mais um conteúdo importante, saiba como calcular o preço de venda de doces e fique ainda mais bem-informado para sobressair a essa situação em que o mundo enfrenta, da melhor forma possível!