Aprenda como fazer panetone trufado

Aprenda como fazer panetone trufado

Você também é daquelas pessoas que pensam que panetone trufado só pode ser vendido no Natal? Pois, saiba que se você souber exatamente como fazer panetone trufado não há por que ficar restrito apenas ao Natal para comercializar esse produto tão delicioso!

Inove e se disponha a vender panetones ao longo de todo o ano! Temos certeza de que os amantes dessa gostosura ficarão muito felizes em saber que podem facilmente degustar esse doce, independentemente de ser ou não Natal.

Já imaginou se esse for o diferencial que faltava para o seu negócio deslanchar de vez? Seja como for, acredite: vale muito a pena se libertar de certos protocolos para aumentar os lucros! Então, continue a leitura para não só aprender como fazer panetone trufado, mas obter muitas outras informações relevantes sobre essa delícia!

Como fazer panetone trufado?

Ingredientes

  • 1 quilo de farinha de trigo;
  • 30 gramas de fermento químico seco;
  • 200 gramas de açúcar refinado;
  • 200 gramas de manteiga sem sal;
  • 30 gramas de glucose branca;
  • 30 gramas de leite em pó;
  • 100 gramas de gemas;
  • 10 gramas de sal;
  • 450 ml de água;
  • aroma de panetone;
  • 400 gramas de gotas de chocolate;
  • 400 gramas de frutas cristalizadas;
  • 400 gramas de chocolate meio amargo;
  • 200 ml de creme de leite.

Modo de preparo

1. Misture o fermento com 400 gramas da farinha de trigo e 200 ml de água;

2. Deixe a mistura descansar por 45 minutos em um recipiente coberto;

3. Misture o restante dos ingredientes até formar uma massa homogênea;

4. Junte essa massa com a mistura que estava descansando;

5. Sove até obter uma massa lisa e homogênea;

6. Se necessário, acrescente farinha de trigo;

7. Abra a massa e recheie com as frutas cristalizadas e o chocolate;

8. Deixe descansar por 20 minutos;

9. Separe em porções de 500 ou 100 gramas e coloque nas formas;

10. Deixe descansar por 2 horas;

11. Asse em forno preaquecido a 180 °C por 30 minutos;

12. Misture o chocolate meio amargo com o creme de leite;

13. Leve ao micro-ondas até derreter o chocolate;

14. Faça uma cavidade no panetone e coloque a trufa de chocolate;

15. Finalize com o restante da trufa no topo.

Quais produtos podem auxiliar na receita?

Corantes alimentícios

Os corantes alimentícios são usados tanto na massa do panetone quanto na cobertura. Na massa, opte pelo amarelo, que deixa o doce ainda mais apetitoso.

Outra dica é fazer uma cobertura de chocolate branco tingida de vermelho e verde — cores típicas do Natal. Além de deixar o panetone ainda mais lindo, ele ficará totalmente temático e personalizado.

O ideal é usar o corante em gel. Além de não alterar a estrutura da massa, permite que o seu panetone continue fofinho e saboroso.

Saco de confeitar

O saco de confeitar ajuda a rechear o panetone com mais facilidade.

Além disso, o produto é muito usado em confeitaria para decorar e, com o bico de confeitar, permite que a trufa fique com um acabamento mais refinado no topo.

Bicos de confeitar

Quer dar um acabamento ainda mais profissional nos seus panetones? Então, aposte nos bicos de confeitar! Eles têm formatos diferenciados e permitem que você intercale as cores da cobertura, deixando um efeito ainda mais bonito. Vale a pena experimentar!

Forma de panetone

As forminhas de panetone são fundamentais. Elas podem ir ao forno e soltam fácil, sem a necessidade de untar. Além disso, são decoradas e bonitas. Por isso, não precisam ser retiradas — o que deixa o panetone ainda mais bonito. Elas são encontradas nos tamanhos pequeno e grande.

Macios e saborosos, os panetones são encontrados apenas no fim do ano, o que faz com que a procura aumente consideravelmente. Afinal, a sua presença nas mesas natalinas é quase obrigatória, não é mesmo?

Como se destacar vendendo esse doce?

Ok, você já vai fugir totalmente do padrão ao optar por vender panetone trufado o ano inteiro, mas não é por causa disso que você vai deixar de buscar sempre novas tendências nesse setor que sempre surge com novidades.

É possível inovar e ser original em todos os aspectos que envolvem a produção do panetone trufado, desde a apresentação, passando pelos sabores e abrangendo ainda a forma de divulgação.

Apresentação

Para aproveitar as datas comemorativas ao longo do ano, uma ideia é personalizar a embalagem de acordo com as comemorações. Sendo assim, para o dia das mães invista em uma decoração que exalte à mulher, para o dia dos namorados temas românticos são a pedida, e para as festas juninas, um simples laço xadrez já pode ser o elemento que caracterizará o tema da sua apresentação festiva.

Sabores

Quanto mais inusitados e surpreendentes forem os sabores, melhor será a impressão do seu público-alvo. Uma sugestão é acompanhar as datas que mencionamos acima e usar os sabores para personalizar ainda mais o panetone.

Por exemplo, no dia das mulheres use um recheio de licor, bem feminino, para o dia dos namorados aposte no recheio trufado com frutas vermelhas, que evocam a paixão, e para a festa junina lance mão de recheios típicos como paçoca ou brigadeiro de milho verde.

Divulgação

Faça uma conta comercial no Instagram e comece a postar fotos e vídeos dos panetones trufados. Dedique um tempo para fazer montagens bonitas, capazes de despertar o desejo dos clientes e deixá-los com água na boca.

Invista em vídeos curtos, com duração de 1 minuto, que evidenciem os detalhes do seu panetone trufado, a beleza da cobertura, a generosidade do recheio, o acabamento das embalagens. Todas essas ações online aumentam, de maneira significativa, suas vendas e a reputação da sua marca.

Como calcular o valor do panetone trufado para a venda?

Para ser bem-sucedido vendendo panetone trufado é fundamental saber calcular todos os custos envolvidos na produção desse doce. E quando falamos em todos os custos não significa apenas os ingredientes e os gastos com a embalagem.

Para acertar nesses cálculos é preciso incluir na conta o gasto com o gás, com a energia elétrica, na divulgação, se houver, e com o transporte, tanto para compra de materiais, quanto para entrega.

Uma vez que estes gastos tenham sido apurados, alguns empreendedores multiplicam o resultado por 2, outros multiplicam por 3. O resultado encontrado nessa operação corresponde ao valor final de venda do seu panetone trufado.

A decisão sobre multiplicar por 2 ou por 3 deve considerar várias circunstâncias, tais como: você é o único vendedor da sua região? Está começando o seu negócio ou já é veterano? O valor encontrado está dentro do preço praticado onde você mora? Todos esses aspectos merecem análise criteriosa a fim de que o valor de venda seja viável.

Agora que você já aprendeu como fazer panetone trufado, pode aproveitar para vender o produto e obter uma renda extra durante todo o ano! Aproveite para continuar a leitura e descubra como calcular preço de venda de doces!