Aprenda de uma vez por todas como usar bico de confeitar

Na confeitaria existem alguns conhecimentos básicos que garantem o sucesso das receitas e a satisfação de seu cliente. Saber como usar bico de confeitar é um deles, uma vez que esses utensílios são muito utilizados no dia a dia, seja na confecção de bolos, seja de outras sobremesas.

São vários os tipos de bicos para confeitar existentes no mercado. Cada um deles consegue criar desenhos totalmente diferentes para uma decoração incrível. No entanto, o modo de preparar o uso é sempre o mesmo, independentemente da numeração escolhida, sendo indispensável para um acabamento sem igual.

Visto isso, preparamos um passo a passo completo sobre como utilizar essa ferramenta sem erros. Ficou curioso para conferir? Então, continue acompanhando a leitura!

Confira o passo a passo de como usar o bico de confeitar

A ordem de como você prepara o saco de confeitar com bico e creme, bem como os cuidados que tem nesse momento fazem toda a diferença nos resultados. Entenda mais a seguir!

Faça um corte na ponta do saco de confeitar e aloque o bico

Se você é um confeiteiro de primeira viagem, um erro bastante comum pode acontecer na hora de usar esse utensílio: encher o saco com a cobertura antes de cortar a ponta dele e posicionar o bico ou adaptador dentro.

A ordem recomendada é cortar a ponta do saco, com cuidado para que o buraco não seja muito grande, e alocar o bico dentro dele lá no fundo antes de enchê-lo com a cobertura ou recheio.

Dobre a superfície do saco e encha aos poucos

Para facilitar a utilização do bico de confeitar e evitar bagunça, bem como o desperdício de comida, existem alguns cuidados na hora de preenchê-lo com a mistura desejada. Basta dobrar a parte de cima do saco para que você o encha aos poucos.

Retire as bolhas

Por mais que colocar o recheio aos poucos dentro do saco dobrado seja uma etapa importantíssima para evitar as bolhas, é indispensável que você analise bem para ter certeza de que não sobrou ar dentro antes de fechá-lo.

As bolhas são grandes inimigas de uma decoração incrível, uma vez que podem sair na hora que você está aplicando a mistura e fazer com que tenha que recomeçar, por atrapalhar no desenho.

Segure com firmeza para começar a confeitar

Após esses cuidados é só fechar o saco sem bolhas e deixando uma pontinha para segurar. Você deve pegá-lo com as duas mãos e sempre com firmeza para garantir um confeitar incrível.

Conheça os tipos de bico de confeitar

No mercado existem diversos tipos de bicos para confeitar. Cada um deles tem um uso e função para você usar a criatividade e criar sobremesas mágicas. Confira a seguir os principais:

  • pitanga: é um dos mais conhecidos e usados para fazer rosas, contornos e efeitos de ondas;
  • perle: é o bico redondo e liso, muito versátil para fazer gotas e detalhes;
  • chuveiro: recomendado para bolos mais artísticos por proporcionar um efeito diferente, como o de grama;
  • bico folha: como diz o nome, é usado principalmente para fazer folhas;
  • babados: são ótimos para dar aquele acabamento e servem para criar pétalas também;
  • russo: proporcionam em uma aplicação, um desenho diferenciado de acordo com o formato.

Viu só como usar bico de confeitar não tem muito segredo? Contudo, é indispensável sempre seguir o passo a passo correto para não ter erro, sem falar em investir em utensílios de qualidade. Assim você agradará seus clientes e conseguirá aumentar as vendas!

Gostou de conhecer mais sobre esse utensílio? Então, não deixe de conferir as opções de bicos de confeitar que temos para você!