Como vender no Instagram? Confira nossas 4 dicas!

É inegável que, hoje em dia, uma empresa que pretende sobreviver precisa estar atenta à sua presença digital, seja qual for o seu segmento. Saber como vender no Instagram e em outras populares redes sociais pode fazer a diferença nas vendas e também na fidelização dos clientes.

A depender do segmento do negócio, esse trabalho online é ainda mais importante. Uma loja de varejo, por exemplo, é capaz de conquistar vários seguidores e, consequentemente, consumidores, ao criar o conteúdo certo, divulgando como usar seus produtos e também assuntos que são interessantes para esse público.

Quer saber mais sobre como vender no Instagram? Confira as nossas dicas agora mesmo!

1. Como criar conteúdo para o Instagram

Com mais de 66 milhões de usuários, o Instagram é mesmo uma grande oportunidade de divulgar a sua marca e se manter perto dos seus clientes e compradores em potencial. Mas para conquistar os resultados esperados, é preciso estar atento aos conteúdos que você posta nessa rede social.

Isso porque o Instagram prioriza as imagens, sejam elas postadas de maneira tradicional, sejam em formato de stories — os quais permanecem publicados por apenas 24 horas. Os textos das legendas também são importantes, mas devem ser curtos. Além disso, o uso de algumas hashtags é indicado, porém, cuidado com os excessos.

2. Como tornar o perfil comercial

Pensando justamente nas empresas, a plataforma tem uma versão comercial. Ao criar o seu perfil no Instagram Business (ou mudar o atual para essa versão), é possível destacar algumas informações relevantes nas fotos, como o preço e a descrição do produto, além de direcionar o usuário para o seu site ou loja online.

Outras ações também são recomendadas em perfis de empresas, como utilizar o espaço da bio para divulgar informações que vão desde o seu intuito até endereço, telefone e site — loja virtual ou blog.

3. Como atrair mais seguidores

Assim como as demais redes sociais existentes no universo digital, o número de seguidores vai aumentar à medida que você investir em conteúdos relevantes ao público. Portanto, capriche nas fotos dos seus produtos, compartilhe temas interessantes e seja visto!

No começo, vá atrás dos seus seguidores — segmentando-os por localização, por exemplo — e crie promoções, a fim de atrair mais pessoas para a loja. Seguindo no exemplo da loja de varejo, uma boa ideia é divulgar seus produtos sendo utilizados em alguma situação real, com imagens e vídeos curtos, gerando aproximação do público à marca.

Vale lembrar que, além da estratégia orgânica, a plataforma oferece o Instagram Ads, para que você impulsione a divulgação do seu conteúdo e atraia mais seguidores de forma paga.

4. Como oferecer o melhor atendimento

Na interação entre empresa e cliente no mundo virtual, a regra é clara: seja rápido, explicativo e sempre muito bem-educado.

Se as pessoas têm pressa naturalmente, na internet essa ansiedade pode ser ainda maior. Portanto, ao ser questionado sobre um produto ou preço, por exemplo, seja breve na resposta — ou você corre o risco de o seu potencial cliente fechar negócio com a concorrência em poucos minutos.

Além disso, o cuidado com o que e como escreve deve ser redobrado nas redes sociais, pois nem sempre as palavras escritas têm o mesmo tom amigável de quando são faladas. Sem contar que um cliente insatisfeito com o seu atendimento pode denegrir a imagem da empresa em poucos minutos, bastando um único print!

Enfim, saber como vender no Instagram pode ser um grande diferencial para o seu negócio, e a plataforma não tem muitos segredos. Boas fotos, conteúdo relevante e interação rápida e simpática são um ótimo começo — e devem ser os pilares do seu perfil, sempre.

E você, já usa o Instagram ou outras redes sociais para divulgar a sua empresa ou vender? Compartilhe a sua experiência com a gente nos comentários!