Saiba como vender pelo WhatsaApp e impulsionar os resultados

Saber como vender pelo WahtsApp é uma grande oportunidade de manter o contato com os seus clientes durante a atual crise, divulgando fotos de produtos, preços e combinando formas de entrega seguras para todos.

A covid-19, em poucos meses, já causou grande impacto na economia mundial — e estima-se que as consequências do isolamento social para as empresas perdurem por um bom tempo.

Mas isso não significa que não possamos encontrar novas formas de fazer o nosso negócio seguir em frente. Muito pelo contrário: novas portas e possibilidades estão se abrindo nesse momento, portanto, as pessoas estão descobrindo formas diferenciadas de vender e de comprar.

Lembre-se de que, possivelmente, as vendas como ocorriam vão demorar a voltar à normalidade. Por isso, quanto antes você começar a transformar o seu negócio, melhor! Então, confira algumas dicas de como vender pelo WhatsApp agora mesmo!

Tenha um perfil profissional

O WhatsApp Business é uma versão do aplicativo voltado aos perfis profissionais, oferecendo muitas vantagens a quem deseja utilizar a ferramenta para vender. É possível, por exemplo, acrescentar dados da sua empresa em seu perfil, como endereço, site, entre outros.

Ele também possibilita enviar respostas automáticas aos clientes após um contato, como “Responderei em breve” ou “Olá, nosso horário de atendimento é das 9h às 17h”. Dessa forma, o seu cliente não fica sem resposta. Basta personalizá-la.

Use listas de transmissão

A lista de transmissão do WhatsApp permite o envio de uma mensagem destinada até 256 pessoas ao mesmo tempo. Diferentemente dos grupos, essas listas têm um perfil mais profissional e são fáceis de fazer a moderação. Para criá-la, é preciso que o seu cliente tenha o número do seu negócio salvo nos contatos dele, de modo a não virar um spam.

Segmente os seus clientes

Mesmo com os seus consumidores tendo interesses em comum, alguns grupos podem demonstrar mais intenção de compra por alguns produtos do que outros. No caso de uma confeitaria, por exemplo, certas pessoas podem se interessar por alimentos mais saudáveis e funcionais; outras, buscarem lanches práticos; e as demais, não perderem uma novidade deliciosa.

Separar clientes por grupos distintos vai evitar que você envie as suas novas coxinhas de brigadeiro para clientes com uma alimentação mais restrita. Eles poderiam, até mesmo, excluir o seu contato, fugindo de tais tentações.

Crie um cronograma

Apesar de as pessoas estarem mais abertas a receber mensagens de empresas por meio do aplicativo, é fundamental manter o bom senso, tanto em relação ao conteúdo quanto em à quantidade de envios.

Bombardear clientes com promoções e outros assuntos que nem são relacionados ao tema podem surtir um efeito contrário: as pessoas, certamente, vão bloquear ou excluir o seu contato — e um consumidor perdido assim é bastante difícil de ser recuperado.

Além das dicas de vendas pelo WhatsApp, várias outras ações podem ajudar sua empresa a se manter forte nesse período de incertezas:

  • aposte em um serviço de delivery rápido, eficiente e de baixo custo;
  • crie promoções — relacionadas aos produtos ou à hora do dia, dependendo do que comercializa;
  • tenha atenção triplicada em relação à higiene e deixe isso claro para os seus consumidores.

Se a sua empresa produz alimentos, também é essencial ter um parceiro que se preocupa com os cuidados de higiene e restrição necessários para esse momento, bem como oferece qualidade, pontualidade e boa negociação de preços.

Como vender pelo WhatsApp? Se você ainda não tinha explorado esse universo, esta é a hora! Não tenha medo e veja nesse novo momento boas oportunidades!

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