Como escolher o melhor corante para doces? Saiba aqui!

Fazer e vender sobremesas que sejam reconhecidas por sua qualidade requer dedicação constante e muita cautela ao escolher os ingredientes e produtos certos, desde a produção da massa e seleção do açúcar até a decoração. Não à toa, vale dar uma atenção especial ao corante para doces.

Há disponível no mercado uma grande variedade de corantes para serem usados em diferentes tipos de quitutes da indústria. Conhecer cada um deles ajuda a tomar boas decisões e, consequentemente, oferecer o que há de melhor aos seus clientes.

Quer saber como? Leia a seguir algumas de nossas dicas.

Conheça as diferentes opções de corante para doces

Todo confeiteiro de credibilidade, além de conhecer bem as receitas com as quais trabalha, precisa entender de corantes para oferecer os melhores docinhos. Afinal, eles ajudam a tornar as preparações mais apetitosas e a deixar a decoração convidativa. Quem nunca se admirou com um feed de Instagram cheio de sobremesas bem preparadas e coloridas?

Escolher o corante para doces adequado, entretanto, requer cuidado. Isso se deve ao fato de que cada um deles se mistura e reage melhor com determinadas preparações em coberturas, pasta americana, chantilly, recheios, doces e salgados, chocolate e glacês.

A seguir, falaremos sobre os principais tipos de corantes para quem se dedica a aperfeiçoar suas práticas e vendas em confeitaria.

Corante alimentício em pó (hidrossolúvel)

Sem presença de sabor, o corante em pó hidrossolúvel é particularmente recomendado para pinturas e costuma estar presente em massas de biscoitos, bolos, macarons e suspiros, cupcakes que são os queridinhos em festas de aniversário e para presentear alguém. Por não alterar a consistência da massa pode ser usado também diluído em líquido, como alcool de cereais na hora de fazer pinturas para decorar bolos.

Corante alimentício em gel (soft gel concentrado)

O corante alimentício em gel está disparadamente entre os preferidos dos confeiteiros. Versátil, mistura-se bem a vários tipos de coberturas como pasta americana, chantilly, mashmellows e glacês em geral, além de render bastante e tem uma grande variedade de cores e por isso ele entra como aliado na hora de finalizar seus doces.

Corante para chocolate (Lipossolúvel)

Os corantes para chocolate é um caso à parte, porque se mistura de forma harmônica com a composição desses doces. O ideal é que seja em pó pois é mais concentrado, ou seja, rende mais! — este tipo de corante é o mais recomendado para receitas que levem chocolate branco — eles dão as cores perfeitas e impedem quaisquer alterações no gosto ou naquela consistência deliciosa que todo chocólatra conhece.

Nada de optar por corantes genéricos, certo?

Conhecer um pouco melhor sobre cada tipo de corante para doces é garantir que seus clientes terão a melhor experiência ao optarem por comprar sobremesas com você. Não apenas por deixarem as preparações mais bonitas e apetitosas, como também por garantirem segurança no consumo e, claro, um sabor inigualável a cada novo doce.

Gostou de nossas dicas e quer continuar a nos acompanhar? Então, curta já a página da Mago no Facebook e ative nossas notificações!