Decoração para confeitarias: entenda por que você deve se preocupar com isso!

Já diz a sabedoria popular que comemos com os olhos, e quando falamos sobre o universo das tortas, dos bolos e dos doces, essa afirmação é ainda mais verdadeira. Por esse motivo, a decoração para confeitarias é tão essencial.

Nesse tipo de negócio, apostar na beleza do ambiente é tão importante quanto caprichar na apresentação dos produtos. Não por acaso, temos visto muitas padarias e lojas de confeitaria com visuais únicos, que convidam os clientes a tomarem um café, comerem uma fatia de bolo e viverem uma experiência especial ali dentro.

E você, quer oferecer isso aos seus fregueses em seu negócio? Se pretende aumentar as vendas e fidelizar o público, a resposta, certamente, é sim. Então, continue a leitura para saber como investir na decoração para confeitarias!

Organize os produtos

Uma atitude essencial e que não deveria nem ser considerada como decoração é a organização dos produtos, mas acredite: ainda há muitos empresários pecando nesse quesito, deixando sua loja desorganizada e, até mesmo, suja.

Assim, o cliente não encontra o que busca, pois a disposição dos itens não tem uma ordem lógica e fácil de compreender. Além disso, ele pode se deparar com itens fora do prazo de validade e embalagens empoeiradas e danificadas. Tudo isso, claro, inibe a vontade de consumir, prejudicando a experiência ali dentro e afastando esse consumidor — até mesmo para sempre.

Foque nos detalhes

Antes de começar a cuidar da nova decoração de sua loja, é preciso estabelecer o conceito do negócio. Vintage, moderno, baseado no comfort food? A partir dessa resposta, será mais fácil criar uma unidade em todo o ambiente, desde os móveis até as embalagens e uniformes.

Vamos a um exemplo prático: se você optou pelo vintage, pode levar essa inspiração para papéis de parede, utensílios de confeitaria pendurados na parede, assim como quadros que remetem a décadas passadas.

Os uniformes também podem ter uma inspiração mais antiga, tal qual as embalagens e, até mesmo, itens do cardápio: tortas e doces clássicos, por exemplo, são uma forma de atrair os clientes mais saudosos e também aqueles que buscam por produtos diferenciados.

Capriche nas sensações

Você já ouviu falar sobre branding sensorial? Trata-se de ações de marketing focadas em percepções sensoriais capazes de transformar a experiência do cliente em algo único e extremamente positivo.

O nome pode parecer complicado, mas as formas de aplicar essas estratégias são simples:

  • tenha um cuidado extra com a climatização e a iluminação do local, pois elas são capazes de valorizar os produtos e deixar o cliente mais confortável — ou seja, com menos vontade de ir embora;
  • escolha uma boa música ambiente, capaz de deixar o comprador mais tranquilo e disposto a consumir;
  • sabe aquele cheirinho de pão recém-saído do forno? Tenha atenção para que um aroma irresistível como esse esteja sempre pelo ambiente: pode ser de pão, de um bolo exclusivo de sua loja, entre outras opções;
  • ofereça degustações, para que o paladar dos clientes seja estimulado e as vendas, consequentemente, aumentem.

A decoração para confeitarias é um conjunto de ações estratégicas que não podem passar despercebidas pelos empresários que buscam oferecer diferenciais aos seus clientes, englobando os sentidos, as preferências e as necessidades desse público. Invista!

Por falar em fatores essenciais para uma confeitaria de sucesso, conheça os cinco utensílios indispensáveis para o seu negócio!