3 dicas para otimizar a gestão de encomendas

Durante a pandemia de coronavírus, é essencial para todo empresário cuidar da sua gestão de encomendas. No caso dos confeiteiros e demais profissionais que trabalham com alimentação, a atenção a esse assunto deve ser ainda mais minuciosa, afinal, a Covid-19 é altamente contagiosa, e os clientes têm medo de se contaminarem.

Por isso, tão importante quanto cuidar da higiene em todas as etapas do seu processo de produção é divulgar (de forma constante, caprichada e eficaz) os métodos de prevenção que estão sendo seguidos pela sua empresa.

Isso vai desde o cuidado com a saúde dos profissionais que ali trabalham até a limpeza das superfícies, pois o vírus é capaz de sobreviver durante horas em diferentes tipos de materiais e, assim, continuar se propagando.

Para que a sua confeitaria não sofra impactos financeiros por causa desse medo de contaminação, vamos listar agora 3 dicas para otimizar a sua gestão de encomendas, ajudando a cuidar da saúde das pessoas e também do seu negócio. Boa leitura!

1. Organize a agenda

Certamente, a forma de produção de micro e pequenos empresários mudou desde o início da pandemia: além da quantidade de encomendas (que pode ter aumentado ou diminuído), foi preciso adequar o negócio ao sistema de delivery.

Além disso, a demanda dos produtos pode ter sido alterada, transformando o fluxo. Por isso, é fundamental manter a sua agenda organizada em detalhes, a fim de não se perder nessa nova rotina nem correr o risco de deixar os seus clientes sem entrega — ou aguardando demais.

2. Programe o estoque

O seu estoque também precisa estar adequado a essa nova realidade. Se antes da pandemia era fácil repor os ingredientes, hoje, o desafio pode ser maior. Algumas matérias-primas podem ficar em falta e muitos dos seus fornecedores habituais que tinham lojas físicas também precisaram se adaptar às vendas online.

Por esse motivo, é preciso buscar outras possibilidades e ficar atento aos prazos de entrega, para que você não perca vendas por falta de insumos ou prometa algo que não consiga entregar em tempo hábil.

3. Divida as tarefas do dia a dia

Organizar a sua rotina durante o isolamento social pode ser um desafio ainda maior do que imaginou. Se, antes, era possível prever as encomendas, hoje, tudo pode mudar de um dia para o outro: pedidos inesperados, cancelamentos, falta de suprimentos e processos do delivery são fatores que precisam ser acompanhados diariamente.

A melhor forma de otimizar o seu trabalho e aumentar a produtividade, então, é dividir as suas tarefas do dia a dia de acordo com as prioridades do negócio e a agenda. Lembre-se também de não ser tão duro com você mesmo, tendo em vista o acúmulo de funções com a casa, os filhos etc.

Não manter esses pontos de atenção nem dar a devida atenção aos impactos do coronavírus (tanto no setor empresarial quanto em relação à saúde das pessoas) pode ser fatal para a sua empresa nesse momento.

É possível, sim, vencer a pandemia e, até mesmo, encontrar novas formas de trabalhar daqui pra frente, mas, para isso, é preciso considerar as consequências da má gestão de encomendas, como a perda de clientes, de faturamento e o enfraquecimento da sua marca — o que pode custar a sua sobrevivência, até mesmo depois que a pandemia passar.

Se você gostou deste conteúdo e quer saber como administrar um comércio de sucesso, confira o nosso guia completo sobre o assunto!