Receita de suspiro caseiro: dos ingredientes ao modo de preparo!

Preparar uma receita de suspiro caseiro é uma tarefa muito mais simples que do se imagina. Apesar de existirem procedimentos específicos que precisam ser seguidos, assim como a gramatura exata dos ingredientes, a receita é fácil e rápida de ser preparada.

Pensando nisso, resolvemos apresentar neste post o passo a passo para você fazer um suspiro perfeito em casa. É válido mencionar que esse é um doce superversátil e pode ser usado como lembrancinhas, vendido puro e ainda compor deliciosas sobremesas, como pavês, mousses, tortas geladas e sorvetes em taça.

Ficou curioso? Então, continue a leitura e aprenda a receita de suspiro caseiro!

Ingredientes

  • 100 gramas de clara de ovo em temperatura ambiente (cerca de 4 ovos);
  • 200 gramas de açúcar refinado peneirado;
  • 5 gramas de suco de limão.

Se você quiser saborizar o suspiro, é válido apostar em aromatizadores. Os mais indicados são as sementes da fava da baunilha, raspas de limão, raspas de laranja ou um pouco mais de suco de limão, no entanto, também é possível encontrar aromatizadores industriais no mercado. 

Os suspiros também podem ser coloridos. Nesse caso, recomendamos utilizar corantes soft gel na cor desejada, já que eles permitem uma coloração mais uniforme. Evite usar em excesso para não ficar com um sabor residual. Além disso, prefira tons mais claros.

Vale citar ainda que tanto o corante quanto o aromatizador devem ser usados no final da preparação para não interferir no ponto do suspiro. 

Modo de preparo

Existem duas formas possíveis para fazer um suspiro. A primeira é por meio de um merengue francês, indicada para pessoas que preferem um doce mais seco e crocante.

Nesse caso, você deve colocar as claras e o suco de limão na batedeira e assim que começar a espumar ir adicionando o açúcar aos poucos até formar um merengue de ponto firme, ou seja, ele não deve cair do bowl e precisa formar bico. Apesar de esse ser o método mais fácil, o suspiro pode ficar muito quebradiço se o merengue passar do ponto. 

Já o segundo método, por meio de um merengue suíço, é mais acertado, além de ser indicado para pessoas que preferem um suspiro úmido por dentro, mas sequinho por fora.

Para ele, você deve colocar as claras e o açúcar em um bowl em banho-maria e ir mexendo até que todos os grãos de açúcar tenham se dissolvido, cerca de 57ºC. Passe a mistura para a batedeira junto ao suco de limão batendo por cerca de 10 minutos ou até atingir o ponto firme.

Finalização

O próximo passo depois que o merengue estiver pronto é transferi-lo para um saco de confeitar com algum tipo de bico pitanga. É o bico o responsável por deixar o suspiro com o formato que você deseja. Faça os suspiros enfileirados e espaçados em um papel manteiga ou em um tapete de silicone sobre um tabuleiro e leve para assar.

O forno deve estar preaquecido a 120ºC. Caso o seu não alcance uma temperatura tão baixa, a dica é deixá-lo em sua temperatura mínima com a porta entreaberta. Use uma colher de pau para fazer com que a porta do forno fique levemente aberta durante todo o tempo. 

O tempo de forno varia de acordo com a potência de cada eletrodoméstico. Em geral, gira em torno de 20 minutos, mas o ponto certo é quando você toca no suspiro com o dedo e sente ele seco. Nesse momento, você pode desligar o forno e deixar que o doce esfrie completamente ainda dentro dele

Por fim, vale ressaltar que os suspiros podem absorver umidade com facilidade e, por esse motivo, seu armazenamento deve ser, preferencialmente, em potes com fechamento hermético. Sacos de plástico bem fechados também ajudam a mantê-los sequinhos por mais tempo.

Viu como preparar uma receita de suspiro caseiro? Lembre-se sempre de buscar ingredientes e utensílios de qualidade, pois eles facilitam a preparação e asseguram um resultado melhor. 

Entre em contato com a Mago pelo nosso site e conheça os produtos selecionados que temos para você! Até mais!