3 técnicas de bolo marmorizado para você se inspirar

Você conhece o bolo marmorizado? Ele leva esse nome por conta do seu efeito mesclado que lembra a pedra mármore. Na verdade, esse truque pode ser utilizado tanto na massa quanto na decoração. No primeiro caso, é necessário usar 2 ou mais massas de cores diferentes.

Já no segundo, existem diversos métodos que podem ser marmorizados, como pasta americana, glacê, buttercream e, até mesmo, a glaçagem. Dessa maneira, o seu visual é diferenciado e pode ganhar um ar de requinte, dependendo da técnica utilizada. Quer saber como preparar essa delícia?

Continue a leitura e confira 3 técnicas de bolo marmorizado!

1. Bolo marmorizado de chocolate e baunilha

Essa é uma receita básica em que somente a massa é marmorizada. Com poucos ingredientes e de maneira prática, é possível ter um bolo delicioso para café ou para transformá-lo em bolo vulcão.

Ingredientes

  • 250 gramas de Manteiga ou margarina;
  • 3 xícaras de chá de farinha de trigo;
  • 2 xícaras de chá de açúcar;
  • 1 xícara de chá de leite;
  • 4 ovos;
  • 3 colheres de sopa de fermento em pó;
  • 5 colheres de sopa de cacau em pó;
  • 1 colher de chá de emulsão saborizante de baunilha da Mago.

Modo de preparo

Em uma batedeira, coloque os ovos, o açúcar e a manteiga ou margarina e bata até formar um creme homogêneo. Junte a emulsão saborizante de baunilha da Mago e o leite, e bata mais um pouco. Acrescente a farinha e bata até misturar e acrescente o fermento em pó, misturando apenas com uma espátula.

Então, divida a massa em duas e coloque o cacau em pó em apenas uma parte. Em uma forma untada e enfarinhada, coloque a massa de baunilha e, em seguida, a de cacau. Com ajuda de uma colher, misture levemente as massas para formar o desenho marmorizado.

Leve a forma ao forno preaquecido a 180º por, aproximadamente, 40 minutos ou até que, ao espetar um palito, ele saia limpo. Espere esfriar para desenformar e cubra como desejar.

2. Decoração de bolo marmorizado com pasta americana

Para fazer uma decoração de bolo marmorizado com pasta americana, você precisará de pasta americana nas cores que desejar. Por exemplo, para uma decoração marmorizada em rosa, é necessário pasta americana branca e em diversos tons de rosa, desde os mais claros aos mais escuros.

Pegue um pedaço de pasta de cada cor, sobreponha um ao outro, faça uma bola e abra com um rolo. Desse modo, já pode utilizar o material para cobrir o bolo, como desejar.

3. Decoração de bolo marmorizado com buttercream

Como dissemos, também é possível fazer o efeito marmorizado utilizando buttercream. Para isso é necessário somente o creme à base de manteiga e corante em gel de sua preferência. Após cobrir o bolo com buttercream, coloque-o na geladeira para firmar.

Enquanto isso, reserve um pouco de buttercream em uma tigela, adicione o corante e misture levemente, mas sem ficar homogêneo. A ideia é que o creme tenha tons mais escuros e mais claros. Então, aplique esse buttercream tonalizado no bolo, mas sem espalhar muito. Nivele com a espátula e retorne para a geladeira.

Quando o creme estiver bem firme, passe a espátula a fim de remover uma fina camada do creme. Dessa maneira, o efeito marmorizado surge.

Bônus:

Aprenda também como fazer essa decoração usando chantilly!

https://www.instagram.com/tv/CR1zXJGHCbI/?utm_medium=copy_link

Como você viu, o bolo marmorizado é uma técnica que pode ser aplicada tanto na massa quanto na decoração. Por oferecer um visual muito bonito e elegante, é uma ótima opção para oferecer aos seus clientes e alavancar as vendas.

Gostou das dicas? Compartilhe este post em suas redes sociais e marque os amigos que precisam conhecer essa técnica!