Confira o guia prático de como fazer o bolo perfeito!

Confira o guia prático de como fazer o bolo perfeito!

Fazer um bolo perfeito é fundamental dentro da confeitaria. Afinal, o quitute é a base de muitas receitas e um dos itens mais pedidos pelos consumidores. Se você ainda não acertou o ponto dessa delícia, não se preocupe. Alguns erros são muito comuns.

A boa notícia é que existem truques que facilitam a preparação e permitem fazer bolos incríveis, fofinhos e saborosos. Neste guia, reunimos as melhores dicas práticas. Para ficar por dentro delas, basta continuar a leitura. Vamos lá?

Confira a validade do fermento

Para que seu bolo cresça é importante verificar a validade do fermento. Mesmo que ele esteja dentro da data de vencimento é possível que esteja “velho” e sem efeito. Coloque 1/2 colher de chá de fermento em um recipiente e acrescente 1/4 de xícara de água fervente. Se borbulhar bastante, está bom. Se não, está ineficaz e não deve ser usado.

Verifique a temperatura dos ingredientes

Você sabia que, se a receita não determina a temperatura quente ou fria, os ingredientes devem estar em temperatura ambiente? Isso pode ser importante para a textura da massa e o sucesso do seu bolo. Portanto, retire os alimentos da geladeira com antecedência.

Saiba como bater a massa

Se o seu bolo não cresce, um dos problemas pode ser bater a massa demais após adicionar a farinha de trigo. Esse ingrediente contém uma proteína chamada glúten que fica elástica em contato com a água. Sendo assim, depois de colocar a farinha, bata a massa somente até ficar homogênea.

Preaqueça o forno

O preaquecimento do forno é fundamental para o bom crescimento do bolo, pois a massa precisa do choque térmico para crescer. O tempo ideal é de 20 minutos. Portanto, não coloque a forma antes disso no forno, ok? A temperatura pode variar conforme a receita, certifique-se com um termômetro se você achar que seu forno está desregulado.

Unte a forma

Um dos momentos mais tensos após fazer o bolo é na hora de desenformar. Quem nunca passou sufoco ao ter um bolo todo grudado na forma? Para não ter esse problema, aposte nos desmoldantes em spray, como o “Solta Fácil” da Mago, que são práticos e muito eficientes. Além disso, dispensam farinha, o que deixa o visual do bolo ainda mais bonito, o que é ótimo para as versões sem cobertura, como os naked cakes.

Acerte o ponto

Sabemos que a curiosidade para saber se o bolo está crescendo é bem grande, mas entenda que abrir o forno antes de 20 minutos pode embatumar a receita. Passado esse tempo, se você achar que o bolo está pronto, pode conferir usando um palito no centro. Se sair limpo, está ótimo. Se não, precisa de mais alguns minutos no forno.

Aliás, para que o bolo fique úmido, assim que o palito sair limpo, retire-o do forno. Quanto mais tempo assando, mais ressecado ele fica. Por fim, na hora de resfriar o bolo, deixe-o em cima de uma grade de resfriamento. Isso evita que o vapor amoleça a casca.

Tenha um bolo perfeito

Após o preparo, o confeiteiro também passa por situações que podem “estragar” o bolo perfeito, como na hora de nivelar e fatiar para rechear. Aqui, o ideal é contar com um cortador e nivelador de bolo, que ajuda a deixar o topo e as camadas bem certinhas. Se você vende o bolo em pedaços, pode contar também com um fatiador, como o “Fatia Certa” da Mago, que corta em porções iguais.

Como você viu, é fácil usar alguns truques infalíveis para ter o bolo perfeito. Mas não é só isso, é importante poder contar com ingredientes e acessórios que facilitam a vida do confeiteiro e ajuda a atingir ótimos resultados.

Quer saber onde encontrar os melhores produtos para confeitaria? Na Mago, é claro! Aproveite que está por aqui e entre em contato agora mesmo!