Saiba qual a quantidade correta de cobertura para bolo!

Uma das grandes dúvidas dos confeiteiros iniciantes é sobre a quantidade exata de cobertura para bolo. Mais do que pensar na quantidade exata, o importante é pensar em proporção. 

É necessário sempre levar em conta o número de andares que o bolo terá e se a massa é aerada o suficiente. Caso não seja, a quantidade de recheio deverá ser um pouco maior para umedecer a massa mais seca, por exemplo. 

Para que você acerte na proporção massa/recheio/cobertura, neste post, trazemos alguns números objetivos para você seguir. Confira!

Como calcular a quantidade de recheio corretamente

Todo bom confeiteiro que trabalha com bolos artísticos para eventos importantes têm a preocupação em relação à uniformidade da fatia. É importante garantir que a quantidade de recheio e de massa estejam iguais, para que o corte seja, além de apetitoso, bonito — afinal, um grande evento deve render belas fotos e, como todos sabemos, uma boa comida começa a ser degustada com os olhos.

Em um bolo coberto com pasta americana, o mais correto é que cada massa traga duas camadas de recheio, evitando riscos de vazamentos pelas laterais. Em bolos mais simples, é possível inserir quantas camadas de recheios forem necessárias, de acordo com a altura da massa.

Mas não há um cálculo objetivo para isso? Sim, há um cálculo que leva em consideração o diâmetro da massa, levando em conta apenas uma camada de recheio. Veja abaixo:

  • para 15cm de diâmetro, o ideal é 150g de recheio;
  • para 20cm de diâmetro, coloque 250g de recheio;
  • em bolos de 25cm de diâmetro, utilize 300g de recheio;
  • nos bolos de 30cm de diâmetro, o ideal é 350ga de recheio;
  • para 35cm de diâmetro, o mais indicado é 370g de recheio;
  • e em bolos de 40cm de diâmetro, use 400g de recheio.

Como calcular a quantidade de cobertura?

Um segredo para um grande bolo de festa de vários andares é equilibrar as quantidades de cobertura e bolo em cada mordida, mas não é tão fácil. Se colocarmos pouca cobertura em um andar e demais em outro, não temos a quantidade certa para cobrir uniformemente o bolo. 

Tudo o que é necessário é um pouco de planejamento. Em geral, recomendamos um total de 800g de cobertura para três andares redondos de 20cm e 700g para bolos de dois andares. Veja como dividir:

Tamanho / Quantidade 

15 à 16cm – 500 gramas 

18 a 20cm – 750 gramas a 1 quilo

25cm – 2 quilos 

Espalhe a cobertura entre os andares do bolo, passando apenas as bordas de cada degrau. Isso tornará o revestimento das laterais mais rápido e fácil.

Quanto mais recheio, melhor?

Nem sempre, ao contrário do que se possa imaginar, um bolo generoso em recheio e cobertura pode não agradar a todos. O melhor é sempre buscar o equilíbrio, no sabor e na textura. 

Um bolo com recheio demais pode se tornar enjoativo, além de faltar a estrutura necessária para ele parar de pé. Você não quer que o seu boleto desmorone na frente do cliente, não é mesmo?

Esperamos que este artigo ajude na hora de calcular a quantidade de cobertura para bolo, pois essa é uma etapa muito importante da confeitaria. Lembre sempre que a palavra-chave é equilíbrio, tanto na quantidade quanto na textura. Uma massa mais seca pode pedir um pouco mais de recheio e cobertura. Uma massa mais úmida, pode se desestruturar com excesso de recheio.

Gostou das dicas? Quer ter acesso aos melhores materiais e cursos sobre confeitaria? Entre em contato conosco e conheça os nossos diferenciais.