4 dicas de como decorar bolos para criar verdadeiras obras de arte!

Você sabia que existem diferentes formas de como decorar bolo e deixá-lo ainda mais atrativo aos olhos do consumidor? Em geral, o que diferencia uma decoração da outra são os produtos utilizados, pois cada um tem uma finalidade específica.

No entanto, todas as formas de decorar são válidas e com um pouco de criatividade você consegue transformar um simples bolo em uma obra de arte. Com base nisso, resolvemos apresentar, neste post, dicas incríveis de como decorar bolos e valorizar ainda mais o seu trabalho.

Vale mencionar que além de o bolo estar saboroso, ele deve chamar a atenção do cliente por sua beleza. Por isso, vale a pena apostar em decorações e técnicas diferentes. Quer saber mais? Então, continue a leitura e confira sugestões para enriquecer sua confeitaria!

1. Utilize papel de arroz

O papel de arroz é indicado especialmente para bolos com temas infantis, já que é possível encontrar uma enorme variedade de estampas e personagens que se adéquam ao tema da festa.

Encontrado de diferentes tamanhos e formatos, o papel nada mais é do que uma finíssima folha comestível e de sabor neutro. Sobre ele também ocorre uma impressão com tinta comestível. 

Para colocar o papel de arroz no bolo, basta você fazer uma fina camada de uma cobertura clara e leve, como chantilly e chantininho. Deixe o bolo bem lisinho e vá grudando o papel sobre a cobertura, alisando delicadamente com as mãos. Para valorizar mais a decoração, faça o acabamento das laterais do bolo e ao redor do papel com bico de confeitar.

2. Aproveite a versatilidade dos bicos de confeitar

Como existem vários tipos de bico de confeitar, com um pouco de criatividade você consegue criar diferentes decorações a cada nova encomenda. Por isso, solte a sua criatividade, explore cores e crie diferentes desenhos e trabalhos com os bicos. 

A dica aqui é usar o chantilly, uma cobertura que funciona muito bem para qualquer tipo de acabamento. Antes de começar a decoração, lembre-se de deixar uma fina camada sobre o bolo para deixá-lo bem nivelado. Use uma bailarina e uma espátula para ajudar nesse processo. Depois passe-o para o saco de confeitar já com o bico e crie um lindo bolo. 

3. Utilize pasta americana

Outra opção que oferece inúmeras possibilidades de decoração é a pasta americana. E engana-se quem acredita que é preciso ter muita habilidade com modelagem para utilizá-la! Atualmente existem cortadores para facilitar o trabalho de qualquer pessoa.

Basta fazer o acabamento de acordo com o que você quer, por exemplo: chantilly, ganache ou buttercream. Por cima, coloque a pasta americana já colorida e cortada. Aproveite os formatos de flores, folhas, laços e deixe seu bolo encantador. 

4. Aproveite a beleza das flores naturais

Por fim, mais uma forma simples e impecável para decorar seu bolo. A exigência é apenas um acabamento simples e liso com chantilly ou buttercream, já que o ponto principal da decoração são as flores naturais.

Opte por flores comestíveis e não se esqueça de higienizá-las bem. Esse tipo de decoração, apesar de deixar o bolo impecável, tem uma validade mais curta, afinal, trata-se de produtos naturais. Por isso, oriente o cliente a tirar as flores assim que o bolo for cortado.

Agora que você já sabe como decorar bolo de diferentes maneiras, aproveite as dicas, solte a criatividade e faça decorações únicas e lindíssimas. Não se esqueça de sempre usar produtos e ingredientes de qualidade na hora de fazer e finalizar o seu bolo.

Quer comprar utensílios e acessórios de qualidade? Então, entre em contato conosco para conhecer nossos produtos!