como escolher um fornecedor

Como escolher um fornecedor para o negócio? Confira nossas 3 dicas!

Dentre os principais fatores que devem ser considerados no dia a dia de um empreendimento, sem dúvida alguma está a tarefa de acertar na missão de como escolher um bom fornecedor para o negócio.

De fato, é fundamental que seja possível trabalhar com bons parceiros, que colaborem com o andamento da empresa. E nisso, reside toda a importância de acertar na escolha do fornecedor!

Pensando nisso, vamos apresentar 3 dicas que todo empreendedor deve levar em consideração na hora de escolher um fornecedor. Prossiga com a leitura e saiba mais.

1. Avalie a qualidade dos produtos e serviços oferecidos

Na hora de escolher um fornecedor é muito importante analisar com bastante critério a qualidade dos produtos e serviços oferecidos por ele. Isso porque um preço atraente pode disfarçar problemas sérios que depois vão repercutir em uma rejeição da sua clientela.

Logo, é imprescindível avaliar todos os aspectos possíveis envolvendo a qualidade do que é oferecido pelo fornecedor a fim de garantir a satisfação dos seus clientes e ter este elemento como um aliado no processo de fidelização e conquista de novos consumidores.

Dito isso, é vital destacar que também é importante que o empreendedor pense no cliente B2B e se preocupe em ter uma boa relação com ele, de modo que as operações do empreendimento possam se manter saudáveis independente do público-alvo a ser atingido.

A qualidade, precisa estar presente em todas as transações comerciais que venham a ser travadas pela sua empresa.

2. Considere as condições especiais que o fornecedor oferece

Cada fornecedor tem uma metodologia diferente de trabalho, o que envolve questões como prazos de recebimento e de entrega, formas de pagamento, custos para envio ou abatimento no frete, entre outras questões.

Sendo assim, todos estes aspectos precisam ser analisados com antecedência e precisam ser estruturados, em planilhas ou outros documentos que permitam boa visualização dos dados, para que o ato de escolher um fornecedor possa ser o mais racional possível.

Essa medida é importante porque ela torna o processo de escolha de um fornecedor uma decisão estruturada e totalmente embasada em dados, e não em achismo ou em simpatias e/ou preferências subjetivas.

 Dessa maneira ao avaliar criteriosamente as condições especiais que cada fornecedor oferece é possível profissionalizar ainda mais os processos internos do seu negócio.

3. Observe qual é o preço oferecido e a relação custo-benefício

Ainda no que diz respeito à necessidade de avaliar as condições de cada fornecedor é fundamental observar qual o preço oferecido, qual o valor agregado do produto ou serviço, qual a qualidade e a aceitação do seu público em relação àquele item.

Estes elementos reunidos proporcionam uma visão geral do que cada fornecedor pode oferecer para a sua empresa, bem como qual a relação entre os custos cobrados e os benefícios gerados.

Por fim, vale ressaltar que é muito importante que o dono da loja de varejo saiba escolher bons fornecedores a fim de desenvolver uma parceria duradoura que possa contribuir para o sucesso do negócio.

Agora que você já sabe como escolher um fornecedor para o seu negócio, assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as nossas novidades!