Aprenda como fazer buttercream

Aprenda como fazer buttercream para incrementar as suas receitas

O buttercream, ou creme de manteiga, é um clássico na cozinha dos confeiteiros, já que com ele é possível fazer diferentes receitas. Também chamado de creme americano ou creme de baunilha, é ele quem decora muito bolos, além de servir como topo para cupcakes, por exemplo.

Trata-se de um produto muito versátil, fácil de fazer e também bastante simples para trabalhar com os bicos de confeiteiro — se ele estiver bem-feito, é claro.

Neste post, desvendamos todos os segredos de como fazer buttercream perfeito. Acompanhe e incremente as suas receitas!

O buttercream perfeito

Antes mesmo de se tornar confeiteiro, você certamente já experimentou bolos que foram decorados com o verdadeiro buttercream, e aqueles que não foram.

Distinguir um creme de manteiga verdadeiro e bem preparado é fácil: além de ele ter uma textura bem leve, o seu sabor não é enjoativo ou desagradável. Ou seja, se você está vendo os convidados se deliciando com a cobertura, sem deixar tudo no cantinho do prato, esse é um buttercream perfeito.

Os motivos para aprender a fazer esse produto são inúmeros: além de facilitar o seu próprio trabalho e valorizar o resultado final do ponto de vista estético, um buttercream verdadeiro e bem produzido é capaz de cativar os clientes, já que muitas pessoas recusam confeiteiros que produzam os seus bolos e cupcakes com aquela cobertura gordurosa e pastosa.

O passo a passo

Para fazer o buttercream, você vai precisar de poucos ingredientes e pouco tempo:

  • 300g de manteiga sem sal e em temperatura ambiente;
  • 750g de açúcar de confeiteiro impalpável (ou seja, o açúcar de confeiteiro de amido de milho);
  • 1/2 fava de baunilha ou 1 colher de sopa de essência de baunilha;
  • 1 colher de sopa de leite (ou duas, para um resultado menos denso).

Junte a manteiga, a baunilha e o leite. Ligue a batedeira na potência máxima e bata por 2 ou 3 minutos. Se você quiser um buttercream menos denso, coloque mais uma colher de leite enquanto estiver colocando a baunilha.

Em seguida, desligue a batedeira, junte o creme no centro do bowl com a ajuda de uma espátula e bata por mais 2 minutos, até a manteiga ficar cremosa.

Diminua a velocidade para médio e comece a colocar o açúcar peneirado. Vá colocando 1/4 por vez, até colocar todo o conteúdo.

Por fim, aumente a velocidade da batedeira para o máximo mais uma vez e bata por mais 5 ou 6 minutos.

Se quiser colorir, acrescente as gotas de corante depois que o buttercream estiver pronto.

Vale lembrar que essa é receita do buttercream clássico, ou seja, o creme americano. Existem outras versões interessantes e que você pode experimentar, como o de merengue suíço ou com creme de leite.

Os segredos para não errar

Agora que você já viu como fazer um buttercream perfeito, confira alguns segredinhos:

  • use sempre manteiga e não margarina;
  • use a manteiga em temperatura ambiente, assim como os demais ingredientes;
  • manteiga sem sal, por favor;
  • o segredo da textura é o tempo na batedeira — tenha paciência;
  • utilize o açúcar certo e peneirado;
  • siga as etapas de acréscimo de cada ingrediente;
  • deixe o creme na geladeira até a hora de confeitar.

Viu só? Agora você sabe como fazer buttercream, mas é preciso algumas técnicas, prática e paciência — como tudo na confeitaria, não é mesmo? Certamente, seguindo as nossas dicas, você vai fazer o creme perfeito, agregar valor às suas receitas e atrair muito mais clientes.

E por falar em formas de aprimorar as suas técnicas e ver a sua empresa prosperar, vale a pena conhecer os cursos da Mago. São diversas opções para quem está em busca de especialização não somente em confeitaria, mas também em gestão e diversos outros assuntos relacionados ao dia a dia do empresário confeiteiro.

Gostou deste texto e quer ler mais sobre o tema? Não deixe de conferir as nossas dicas de como decorar bolos e criar verdadeiras obras de arte!