Entenda o que são, como fazer Donuts e se tornar um especialista no mercado

Os donuts são sobremesas muito comuns nos EUA e estão se tornando cada vez mais populares no Brasil. Esses docinhos, incrivelmente belos e chamativos, sempre aparecerem em filmes policiais ou desenhos americanos (e são, por sinal, as sobremesas favoritas do Homer Simpson).

Eles podem ser uma opção interessante para quem quer incrementar o cardápio e aumentar as vendas e fazê-los pode ser mais fácil do que você imagina. Por isso, preparamos este artigo para que você possa conhecer um pouco mais sobre esta receita e suas variações. Vamos lá?

O que são os donuts?

Os donuts são uma espécie de rosca açucarada e frita, que levam uma cobertura em diversos sabores (como morango, chocolate e coco). Ainda não existe um consenso sobre o surgimento dessa receita, mas muitos acreditam que ela foi criada na Holanda durante o século XVI e foi levada para a América do Norte pelos colonos.

Entre as variações existentes, podemos mencionar os bagels, os muffins, os e os scones. Em sua maioria, são biscoitos/pães em formatos bem semelhantes, mas que levam diferentes ingredientes. O scone, por exemplo, é um pãozinho rapidamente assado (quick bread) que leva trigo e aveia e é muito comuns nos cafés da Grã-Bretanha.

Donuts: como são feitos e por que tão interessantes?

A receita do donuts é simples e fácil de reproduzir. O mais importante é tentar deixá-los sempre fofinhos e frescos para melhorar a experiência de quem o consome. Este é um prato interessante, especialmente porque pode ser feito em formato gourmet e ajudar nas vendas!

Os ingredientes podem sofrer pequenas alterações, mas em geral, utiliza-se os seguintes materiais:

  • 2 ovos
  • 2 colheres de Óleo de soja 2 colheres (sopa)
  • 250ml de leite
  • 4 colheres (chá) de açúcar
  • Farinha de trigo 1 xícara (chá)
  • 1 colher (café) de sal
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó

Bata os dois ovos em uma tigela e, aos poucos, adicione o óleo, o leite, o açúcar, o sal e o fermento. Misture tudo e comece a sovar a massa (o processo pode ser feito por 10 minutos), até que ela fique bem homogênea. Depois de deixá-la descansar, chegou o momento de fritá-las.

Hoje já existem moldes próprios para os donuts, mas caso você não os tenha, é possível cortá-los com uma tampa, por exemplo. O importante é que tenham o formato arredondado e que seja feito um outro círculo, internamente.

Depois de moldá-los, leve os donuts ao óleo e frite-os até que fiquem dourados (é importante ter cuidado nesta etapa para que não queimem). Deixe-os descansar por alguns minutos e coloque a cobertura. Você pode confeitar com muita criatividade e utilizar diferentes corantes e coberturas, como doce de leite, chocolate, leite condensado etc.

Vale a pena vender Donuts?

Donuts gourmet, mini donuts e tradicionais: existe uma grande variedade de tamanhos e estilos no mercado, que chegam a ser vendidos (em média) entre R$5,00 e R$12,00. Neste contexto, investir na variedade e incrementar as coberturas é uma estratégia muito interessante de venda —, Nutella, Leite Ninho e Creme brulée, por exemplo, são ótimas opções.

As embalagens são um ponto de atenção: caprichar neste item ajuda a valorizar a sobremesa e a deixá-la mais chamativa. Você pode, por exemplo, comprar caixinhas específicas e personalizá-las a seu modo. Normalmente, os donuts são entregues em caixas ou em saquinhos de papel. Ter essa sobremesa no seu cardápio pode ser uma forma de aumentar o faturamento e conquistar mais clientes.

O que achou das informações sobre o Donut? Gostou da receita? Esperamos que sim! Caso tenha alguma dúvida entre em contato com a gente. A Mago está há mais de 30 anos no mercado de confeitaria e tem um portfólio completo de produtos para as suas sobremesas.