Você sabe como usar corante líquido? Descubra aqui!

Quem não está habituado com o preparo de bolos e doces decorados pode até pensar que é simples fazer aqueles coloridos incríveis, mas existem alguns truques de como usar corante líquido e ter o resultado desejado.

Independentemente do desafio, é importante destacar o quanto esse ingrediente é capaz de diferenciar o seu produto no mercado, já que a confeitaria é um universo onde o visual conta bastante — tanto na hora de comprar quanto no despertar da vontade de comer.

Por isso, acompanhe as nossas dicas e descubra como usar o corante líquido com perfeição!

O que é o corante líquido?

Em poucas palavras, podemos dizer que os corantes alimentícios líquidos são substâncias que destacam a cor já existente dos alimentos ou dão novas cores a eles. Como são produzidos à base de corantes orgânicos, podem ser consumidos em diversos versões de doces, massas, bebidas etc.

Vale lembrar que os diferentes tipos de corantes existentes no mercado são capazes de interferir na textura daquilo que está sendo produzido, por isso, é fundamental avaliar o que você vai preparar, para não estragar a consistência da sua receita — ou todo o seu trabalho.

Como usar corante líquido?

Antes de darmos algumas dicas de receitas, é preciso destacar que o corante líquido não é indicado para pastas americanas nem chocolates, pois ele pode alterar a consistência da pasta e prejudicar o nível de umidade. Para a coloração desses ingredientes, existem corantes específicos, como o corante em gel e corante lipossolúvel.

Para colorir massas de bolos e cupcakes

Um dos usos mais tradicionais do corante líquido é nas massas e receitas com texturas mais firmes, deixando os bolos e os cupcakes com cores diferentes e divertidas! A forma de uso é bastante simples: basta ir acrescentando as gotinhas e mexendo a massa, até chegar à cor desejada.

Apenas tenha cuidado com o excesso, pois isso pode alterar a consistência da sua receita!

Para usar o pulverizador mecânico

O corante líquido também pode ser aplicado com o pulverizador (ou aerógrafo), trazendo resultados incríveis para as suas receitas. É possível, por exemplo, colorir os glacês dos cupcakes e, até mesmo, criar desenhos em bolos — tudo vai depender da sua técnica e criatividade.

Fato é que esse tipo de trabalho sempre vai deixar as suas receitas únicas, com um acabamento impecável!

Para ter cores exclusivas

As regras básicas da mistura de cores também é válida para os corantes líquidos, ou seja, por mais que exista uma grande quantidade de tons disponíveis no mercado, você sempre pode criar a sua própria cor, trazendo ainda mais identidade para os seus produtos.

Mais uma vez, tome cuidado com o excesso do produto, e sempre teste a nova cor antes de aplicá-la na massa ou na decoração: faça a mistura à parte, com calma e crie uma versão menor de um bolo, por exemplo, para garantir o tom certo mesmo depois de assado. No glacê, também prepare uma pequena porção com a nova cor, até ter certeza de que atingiu o resultado esperado.

Agora que você viu como usar corante líquido, já pode começar a testar e se divertir, oferecendo sempre aos seus clientes as tendências do mercado e produtos inovadores!

Gostou destas dicas e quer ficar por dentro do que surge de novo no mundo da confeitaria? Basta curtir a nossa página no Facebook!