Como usar espátula na confeitaria? Confira nossas dicas!

Na confeitaria, existem diversas técnicas para a produção e a decoração de doces, bolos e tortas. Além do mais, há vários utensílios com funções diferentes que facilitam o trabalho do confeiteiro e possibilita efeitos ainda mais bonitos. Por falar nisso, você sabe como usar espátula?

Esse acessório é fundamental, especialmente, para produzir bolos recheados e confeitados. Por essa razão, todo confeiteiro deve entender como manuseá-lo. Pensando nisso, resolvemos trazer este post. Aqui, você descobrirá tudo o que precisa saber sobre a espátula. Confira!

Saiba para que serve cada tipo de espátula

O primeiro passo para aprender a usar a espátula é entender quais são os tipos desse utensílio. A seguir, explicamos sobre cada um deles. Acompanhe!

Espátula reta

A espátula reta é mais comum e utilizada para espalhar cobertura nas laterais e no topo do bolo. Mas não somente isso, você também pode usá-la para colocar os recheios nas camadas. Outra função dessa espátula é cortar fatias e colocar o recheio ou a cobertura dentro do saco de confeitar.

Espátula angular

A espátula angular ou com degrau, como também é chamada, tem um formato curvo perto do cabo. Assim, ela evita que a sua mão entre em contato com o bolo e que você tenha que refazer o trabalho, caso esbarre na cobertura, por exemplo.

Ela serve para cobrir bolos e colocar recheio, mas também pode ser usada para tirar os cremes dos potes. Isso porque o seu formato permite acessar as laterais dos recipientes com maior facilidade.

Escolha a espátula ideal para cada preparo

Agora que você já sabe os 2 principais tipos de espátulas de confeiteiro, deve aprender a escolher o utensílio ideal para cada preparo. Os modelos grandes, por exemplo, ajudam a espalhar maior quantidade cobertura ou recheio por vez. Por essa razão, são mais indicados para bolos maiores.

Já as espátulas pequenas são mais adequadas para bolos menores, pois oferecem mais precisão para fazer os detalhes e o acabamento. Dessa maneira, para que você possa ter utensílios que atendam às suas necessidades na confeitaria, é interessante ter diversos tamanhos e comprimentos de espátulas.

Entenda como fazer o espatulado

O espatulado é uma técnica para alisar cobertura de bolos e dar efeitos decorativos. Com ele é possível fazer espirais, ondas e desenhos com diferente profundidade. Para isso, é necessário aplicar camadas generosas de coberturas e segurar a espatula com segurança, enquanto faz os movimentos.

Pode ser necessário utilizar outros acessórios para facilitar a decoração, como o suporte de bolo giratório, também conhecido como bailarina. Além disso, a aplicação da cobertura e dos recheios com o bico de confeitar torna o trabalho com a espátula mais fácil.

Agora que você já as nossas dicas de como usar a espátula, deve colocá-las em prática. Lembre-se que para fazer um bolo confeitado com ótimo acabando é necessário dominar as técnicas de decoração. Para tal, é importante treinar e utilizar insumos e utensílios de qualidade!

Quer ficar por dentro do mundo da confeitaria e do empreendedorismo? Assine a nossa newsletter e receba as nossas novidades em primeira mão!