como-usar-flor-de-sal

Como usar flor de sal? Confira suas aplicações!

Quando a água do mar evapora surge na superfície algumas crostas delicadas e finas em formas de cristais, conhecida como flor de sal. À maneira de como usar flor de sal tem sido uma forte aliada em receitas para enfeitar alimentos e finalizar pratos tanto salgados quanto doces.

Devido à sua produção pequena e a coleta ser exclusivamente manual, os valores das receitas podem ser alto. Isso porque, esse fenômeno acontece quando as radiações solares e temperatura do local se elevam ao mesmo tempo em que há a presença de ventos suaves, formando uma pequena fração do total da produção de flor de sal.

As vantagens de seus componentes livre de aditivos desta especiaria tem sido muito apreciada nas cozinhas. Por isso, se beneficiar deste item na culinária pode ser um diferencial. Continue com a gente e veja os seus principais usos!

Quais são os principais usos da flor de sal?

Tanto para receitas doces como para salgadas este ingrediente pode proporcionar um toque sofisticado e ainda ressaltar o sabor dos pratos. Contudo, ao contrário do sal grosso ou refinado, a maneira de usar flor de sal é diferenciado, pois a sua utilização deve ter o objetivo de finalizar o prato.

O cozimento ou aquecimento desses cristais pode fazer com que ele perca suas características que são bastante apreciadas, como a textura crocante. Dessa forma, os seus principais usos são destinados a oferecer mais sabor ao concluir as preparações, colocando alguns cristais sobre verduras, saladas, ovos, peixes, carnes assadas, e até mesmo em sobremesas, como o famoso doce francês “Caramel à la Fleur de Sel”, brigadeiros, cobertura de bolos, caramelos e chocolates.

Como usar a flor de sal na confeitaria?

Na confeitaria a flor de sal também se tornou um queridinho, pois as preparações ganharam um aspecto menos doce, mas com uma sensação de sabor incrível que, além de derreter na boca, é muito utilizado devido a sua crocância e beleza.

Uma boa dica é utilizar a flor de sal em receitas doces, como em uma torta de chocolate com caramelo salgado em que o sabor do chocolate é realçado ao empregar os cristais para finalizar a sobremesa, proporcionando uma incrível experiência sensorial.

Quais são os principais benefícios da flor de sal?

Aliado nos diferenciais dos pratos, o modo de como usar flor de sal também pode trazer benefícios para a sua saúde. Ele é considerado um tipo de sal puro, já que os cristais não sofrem nenhum refinamento ou processamento posterior à sua recolha do mar.

Com isso, são mantidas suas características originais e grande concentração de oligoelementos e minerais, como fonte natural de ferro, magnésio, zinco, cobre, potássio, iodo, flúor, cálcio e sódio. Assim, por não sofrerem procedimentos químicos, a flor de sal é um ingrediente livre de quaisquer componentes e aditivos que possam ser prejudiciais à saúde.

No entanto, vale lembrar que da mesma maneira que o uso dos sais comuns, a flor de sal deve ser empregue na gastronomia com moderação, devendo apenas salientar o sabor original dos pratos e não para salgar os alimentos. Sabendo a forma de como usar flor de sal, é possível oferecer contrastes de sabores aos alimentos, além de deixar um visual mais bonito e charmoso com um pequeno destaque.

Curtiu o nosso artigo? Então aproveite e compartilhe em suas redes sociais para que outras pessoas também possam se beneficiar desta especiaria em suas culinárias.