como usar saco de confeitar

Como usar saco de confeitar? Descubra aqui!

As cenas que vemos na TV, em filmes e programas de culinária, de pessoas criando trabalhos incríveis em confeitaria, fazem as pessoas sem experiência pensarem que basta apertar e sair desenhando. Mas não é bem assim! Saber como usar o saco de confeitar pode ser bastante desafiador, ao mesmo tempo em que é indispensável para muitas receitas.

Além da própria decoração de bolos, o utensílio é bastante utilizado para a cobertura e recheio de doces, tortas e cupcakes. Esses últimos, inclusive, podem ganhar lindas decorações com chantilly ou ganache, graças ao saco de confeitar.

Mas, afinal, quais são os segredos desse grande parceiro dos confeiteiros? Por que é preciso dominar as técnicas e quais são os principais cuidados para ter sucesso? Acompanhe, nesta leitura!

Por que é fundamental saber como usar o saco de confeitar?

É inegável a importância da aparência dos alimentos para que os consumidores queiram comprá-los. Por exemplo, você criar bolos deliciosos, se o visual não for atrativo e não despertar a vontade de comer. Trata-se do valor agregado da qualidade que, de forma inconsciente, atribuímos a esse tipo de produto.

Em tempos de vendas pelas redes sociais, esse cuidado com a decoração dos seus produtos também é essencial, já que os clientes não têm a oportunidade de experimentá-los. As compras são baseadas naquilo que é visto — e quanto mais bem decorado o seu doce for, com uma cobertura impecável, feita com um saco de confeitar, por exemplo, maiores são as suas chances de sucesso.

Como utilizar o saco de confeitar?

Existem alguns truques para que o seu trabalho seja o mais fácil possível, trazendo os melhores resultados. Acompanhe!

Escolha o saco certo

Basicamente, existem dois tipos de saco de confeitar: os reutilizáveis, que são de um material mais resistente, e os descartáveis, feitos com um plástico mais fino ou de papel manteiga. A sua cobertura ou recheio e as suas necessidades vão definir qual é o melhor produto.

Faça a medição do bico

Antes de cortar a ponta do saco de confeitar, coloque o bico a ser utilizado dentro dele, meça com cuidado e, só então, faça o corte. Esse é um passo muito importante, pois um corte, ainda que milimetricamente, errado vai fazer o seu recheio vazar por toda parte. Além da bagunça e do possível desperdício, já que você vai ter que começar tudo de novo, com outro saco.

Escolha o adaptador certo

A melhor forma de garantir o encaixe perfeito entre o bico e o saco é usar o adaptador certo. Existem dois tamanhos, para os bicos grandes e bicos pequenos, é essencial prestar atenção a esse detalhe. Também há bicos que não precisam de adaptador nenhum. Por isso, fique de olho na hora da compra!

Tenha cuidado com o recheio

Há quem queira encher o saco o máximo possível, para ganhar tempo, mas o efeito pode ser justamente o contrário. Vá colocando e compactando o conteúdo, mas não encha muito — assim você ganha em praticidade, limpeza e, claro, otimização.

Não se esqueça da temperatura desse recheio: quente demais pode danificar o saco de confeitar, enquanto muito frio pode sair com dificuldade e não moldar corretamente. Portanto, estude bem o alimento com o qual vai trabalhar e as informações descritas na embalagem do produto antes de começar.

Dica extra: para encher o saco com as duas mãos, apoie-o dentro de um copo com a boca larga, abrindo o saco em volta do copo, com o bico para baixo.

Veja o vídeo com essa dica clicando aqui.

Como você pôde ver, existem muitos mais segredos para o sucesso do que, simplesmente, saber como usar saco de confeitar. A escolha do material ideal, bem como do adaptador e dos bicos, e o cuidado de não querer ganhar tempo a qualquer custo, vão fazer toda a diferença no seu resultado final. Atenção aos detalhes, capricho e paciência são ingredientes essenciais para o manuseio desse equipamento — e para o sucesso de todo confeiteiro.

Este conteúdo auxiliou você? A Mago quer ajudar ainda mais, e tem uma seleção de qualidade de produtos para confeitaria, inclusive, sacos de confeitar. Vale a pena conferir!