confeitaria para iniciantes

Confeitaria para iniciantes: 5 dicas para você não errar na cozinha!

A confeitaria para iniciantes vem ganhando destaque nos últimos anos. Desde programas culinários até a grande quantidade de pessoas que decidiram vender doces como opção de renda. Essa área da gastronomia conquista muitos indivíduos e, conhecer algumas dicas para iniciantes é fundamental para preparar receitas deliciosas.

Há quem diga que esse ramo é muito difícil. Afinal, é necessário precisão e técnica no momento de preparar as mais variadas sobremesas. Por isso, não há nada melhor do que ficar por dentro de alguns truques básicos para facilitar no momento de cozinhar.

Se você deseja conhecer 5 dicas de confeitaria para iniciantes, não perca o nosso post. Boa leitura!

1. Encha o saco de confeiteiro de modo prático

Se você é um iniciante na confeitaria, já deve ter sofrido no momento de encher o saco de confeiteiro. Uma dica prática e rápida de enchê-lo sem que fique escorregando é colocá-lo dentro de um copo alto.

Após isso, com o auxílio de uma espátula ou colher, coloque o recheio dentro do saco. Com isso, ele não fica mexendo de um lado para o outro e você conseguirá enchê-lo de maneira mais fácil e rápida.

2. Aqueça uma espátula para espalhar com mais facilidade a cobertura de bolos

Para facilitar o momento de espalhar o recheio ou a cobertura de bolos, uma boa dica é aquecer uma espátula antes, obtendo resultados ainda melhores. Muitos confeiteiros profissionais fazem isso utilizando um maçarico específico.

Contudo, para obter o mesmo efeito, uma boa opção é mergulhar a espátula em água quente por alguns segundos ou aquecer a parte metálica na boca do fogão. Tenha cuidado para não queimar o cabo!

3. Unte as assadeiras/formas com chocolate para deixar o sabor do doce mais intenso

Essa dica é ótima para quem deseja deixar os bolos com um sabor mais pronunciado. Para isso, substitua a farinha de trigo na hora de untar a forma por cacau em pó ou chocolate em pó. Isso garante um aspecto mais bonito à massa, além de proporcionar um gosto a mais de chocolate, o que nunca é demais!

4. Use um pincel para evitar que o caramelo cristalize

Para preparar um caramelo perfeito, existem algumas dicas importantes: quando você colocar o açúcar na frigideira, limpe a parede da panela com um pincel culinário ou um pão-duro molhado para evitar que os grãos cristalizem de modo errado.

Outra dica é não mexer o caramelo e deixá-lo derreter sozinho. Ademais, fique de olho na temperatura, já que ele queima com facilidade. Por isso, desligue o fogo um pouco antes de estar todo derretido e deixe que o calor finalize o processo.

5. Use caldas para molhar bolos

Bolos úmidos são deliciosos, portanto, invista em caldas para molhá-los. Uma opção é utilizar bebidas alcoólicas para fazer essas caldas, como conhaque e rum, por exemplo. Para molhar a preparação, use um pincel culinário para espalhar a calda por igual.

Agora que você já conhece as dicas de confeitaria para iniciantes, não deixe de segui-las para obter doces e bolos mais gostosos e bonitos. Além disso, lembre-se de usar acessórios e produtos de qualidade para garantir os resultados desejados.

Quer mais dicas? Assista o vídeo!

Gostou deste post e tem alguma dúvida? Então, entre em contato conosco. Será um prazer respondê-lo!