decoração de bolo com flores

Decoração de bolo com flores: entenda como fazer essa técnica

Bolos estão sempre presentes em celebrações, sejam eles pequenos, grandes, simples ou altamente decorados. Atualmente, com o desenvolvimento da arte da confeitaria, é possível encontrar todo tipo de adorno e técnica para decorar produtos alimentícios.

Uma forma bastante popular de deixar bolos mais bonitos é o uso de flores. Muito pedidas em diversos tipos de cerimônias, elas carregam uma simbologia de vida, amor, beleza e alegria. Além disso, elas também a delicadeza.

Por ser tema constante na confeitaria, saber técnicas de decoração de bolo com flores é imprescindível para criar produtos e aumentar as vendas. Confira, a seguir, as melhores formas de adornar sua obra com esses enfeites tão populares.

Flores comestíveis

Flores comestíveis são muito populares e têm a vantagem de servir tanto como decoração quanto como alimento. Elas podem ser feitas de diferentes tipos de cobertura como chantilly, açúcar, pasta americana e até chocolate.

Geralmente, um molde é utilizado para o formato de pétalas, podendo ser feito com cortadores prontos ou à mão livre. Para a textura, é possível aplicar uma variedade de técnicas usando materiais corriqueiros até moldes de silicone que trazem mais realidade à escultura. Além disso, o bico de confeiteiro permite, por meio de técnicas específicas, a confecção de flores de diferentes formatos.

Flores artificiais

Ao mesmo tempo que flores artificiais oferecem a aparência de flores reais, elas trazem a praticidade de não sofrer alterações como as naturais. Fáceis de manusear, a decoração se torna simples e rápida com essa opção de adorno. Afinal, é necessário que as flores estejam limpas para evitar qualquer tipo de contaminação com o alimento.

Além da praticidade, a diversidade de modelos de cores faz com que sejam uma ótima alternativa, pois otimizam a produção e dispensam cuidados extras. Para fixar essas flores no bolo, pode-se posicionar canudos cobrindo o cabo das flores artificiais para dar estabilidade e evitar o contato do material com o alimento.

Flores reais

Apesar de não ser muito popular em nossa culinária, algumas flores naturais podem ser comestíveis e utilizadas na decoração de um bolo. A maioria delas não causa nenhum prejuízo à saúde, mas é preciso garantir que sejam orgânicas para evitar ingestão de produtos tóxicos que, geralmente, são utilizados no cultivo de plantas.

Uma das flores comestíveis mais populares é o amor-perfeito, mas encontramos também rosas, violetas, lavanda e dente-de-leão em decorações de bolos.

No caso do uso de flores exclusivamente para decoração é necessário que elas estejam limpas e sejam colocadas no bolo um pouco antes da cerimônia. Flores naturais são sensíveis a temperatura e altamente perecíveis, podendo causar um efeito oposto na decoração caso estejam murchas.

Uma técnica para evitar com que percam o viço, é colocar pequenos tubos de ensaio com água dentro do bolo, de forma que você consiga posicionar o cabo na hora da decoração. Para maior cuidado, pode-se cortar pequenos pedaços de celofane para impedir o contato das flores com o bolo, e retirá-las assim que o bolo for servido.

Flores são, sem sombra de dúvidas, extremamente populares na confeitaria, independente do tipo. Demos uma pincelada nas técnicas de decoração de bolo com flores, mas é sempre recomendado um curso profissionalizante para ajudar na especialização no assunto.

Aprendeu um pouco sobre a decoração com flores e quer aprimorar novas técnicas? Então, confira nosso curso para dar início à profissão e começar a vender seus bolos.