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Encomenda de empresa: 5 dicas para fidelizar nas vendas B2B

As vendas B2B — ou seja, aquelas realizadas de “business to business“, ou de “negócio para negócio” — são importantes para muitos formatos de negócios. No caso de uma confeitaria, por exemplo, atender a uma encomenda de empresa pode garantir transações com mais volume e uma frequência maior, caso o profissional consiga fidelizar esse cliente.

Mas assim como o ticket médio aumenta nesse tipo de negociação, também cresce a expectativa do cliente. Afinal, é preciso agradar a um número maior de pessoas e garantir um custo mais acessível para o caixa da empresa.

Afinal, como trabalhar com as vendas B2B e garantir a satisfação de todos os envolvidos? Confira as nossas 5 dicas!

1. Conheça bem o seu produto

Antes de fechar uma venda com qualquer tipo de cliente, é essencial conhecer bem o seu produto para que você não ofereça nada daquilo que não possa entregar. No caso de uma empresa, esse cuidado deve ser ainda maior, já que a responsabilidade é grande.

Não adianta, por exemplo, confirmar que consegue entregar determinado número de cupcakes para um coffee break e não cumprir com o combinado — seja por falta de utensílios, seja por falha no estoque ou incapacidade de produção.

2. Dê um desconto especial dependendo da quantidade

Ao comprar os ingredientes, você certamente recebe desconto por levar uma quantidade maior, não é mesmo? Essa é uma prática comum no mercado, e o seu cliente espera que, encomendando uma grande quantidade, pague um valor menor.

Ainda que, em um primeiro momento, essa estratégia não seja muito interessante para o seu negócio (já que você viu nessa grande encomenda uma oportunidade de organizar as contas), pense no longo prazo e na possibilidade de fidelizar esse cliente. É melhor abrir mão de parte do lucro agora e garantir muitos pedidos grandes como esse no futuro.

3. Invista em qualidade

É claro que a qualidade superior precisa estar presente em todos os seus produtos, dos ingredientes às embalagens, independentemente de quem seja o seu cliente. Mas no caso das empresas, como dissemos, várias pessoas vão ter acesso àquilo que você produziu.

É preciso, portanto, que os itens sejam capazes de agradar a todos os paladares — em especial, os mais exigentes. Não descuide da matéria-prima e do visual, já que as pessoas, provavelmente, vão comentar sobre os alimentos, estejam eles esplêndidos ou nem tanto.

4. Terceirize a entrega

Ao receber uma encomenda de empresa, não deixe de considerar a forma de entrega e planejá-la com antecedência. Talvez você não tenha a estrutura adequada para levar um grande volume de produtos, garantindo que eles cheguem com segurança ao seu destino.

Nesses cenários, terceirizar a entrega pode ser uma boa opção. Mais uma vez, trata-se de abrir mão de parte do lucro para garantir a satisfação e a fidelização do cliente.

5. Faça boas parcerias

Como você viu, boas parcerias são essenciais para as vendas B2B, seja para conseguir melhores preços na compra de ingredientes e materiais, seja para terceirizar os fretes. A Mago, por exemplo, é a maior indústria de suprimentos para confeitaria do Brasil, e tem a capacidade de fornecer variedade e qualidade com um excelente custo-benefício.

Além disso, oferecemos cursos exclusivos para os profissionais de confeitaria, garantindo a sua especialização constante no mercado e a capacidade de atender a qualquer encomenda de empresa.

Para saber mais como podemos ajudar nos seus negócios, entre em contato com a nossa equipe!