Como fazer a exposição de produtos correta e de forma mais atrativa

Você se preocupa com a exposição de produtos na sua loja? Se a resposta é não, é hora de rever os seus conceitos. Afinal, você sabia que em diversos estabelecimentos, como supermercados, drogarias e padarias, são feitos estudos profissionais para avaliar quais são os melhores locais para dispor cada produto?

Além disso, considerando a importância dessa apresentação, existem espaços nos pontos de venda que são bastante disputados pelas marcas — como as pontas das gôndolas e os centros das prateleiras dos supermercados. Tudo isso, claro, tem uma razão. Nesse caso, trata-se de capacidade que esses locais estratégicos têm de captar o olhar e, consequentemente, a atenção do consumidor.

Vamos falar mais sobre o assunto e dar dicas valiosas neste texto. Vem com a gente e confira!

Escolha locais com bom campo de visão

Como acabamos de dizer, existem espaços nos pontos de venda que têm a capacidade de capturar a atenção dos clientes com mais facilidade. Você sabe quais são eles no seu estabelecimento?

Uma dica é entrar no espaço como se fosse um consumidor e perceber para onde os seus olhos vão primeiro. Faça o mesmo exercício na frente das prateleiras e do balcão. Em seguida, caminhe pelo ambiente e note qual seria a trajetória mais natural, o que favorece e também o que está atrapalhando o fluxo de compras.

Destaque as promoções

Agora que você já conhece a sua loja com essa nova visão, aproveite os melhores espaços para a exposição de produtos e explore o local para divulgar os itens.

Entre as opções mais clássicas estão as promoções. Então, que tal escolher os pontos mais estratégicos para organizar os produtos em oferta e criar nichos com os preços em destaque? Aproveite esses espaços para divulgar aqueles itens que estão com vendas casadas, perto do prazo de validade (se forem perecíveis) e aqueles muito procurados pelos seus clientes, para que eles não sintam a frustração de não encontrarem rapidamente o que procuram.

Categorize os produtos

Esse sentimento de não encontrar o que busca, inclusive, pode fazer com que o seu cliente vá embora sem comprar nada. E a gente não quer isso, não é mesmo? Por isso, tão importante quanto investir na limpeza e na organização constante do ambiente é agrupar e separar os itens corretamente de acordo com suas respectivas categorias. Isso, inclusive, agrega mais valor aos produtos.

Além disso, cuide da sinalização para ajudar o cliente a encontrar a seção desejada, sem precisar ficar rodando a loja inteira. É claro que muitos consumidores gostam de circular, e esse movimento faz com que eles encontrem novos itens para comprar, mas facilitar é fundamental, ok?

Essas são algumas dicas sobre a exposição de produtos que não são muito difíceis de colocar em prática, mas vale a pena lembrar que existem profissionais especializados no assunto para te ajudar a dar os primeiros passos, seja qual for o tamanho e o segmento do seu negócio.

Tenha em mente que cada vez mais os consumidores buscam em um estabelecimento muito mais do que um produto ou serviço. Eles querem uma experiência positiva, e isso inclui a exposição de produtos.

Esperamos ter te ajudado com este conteúdo! Para saber como a Mago pode fazer ainda mais pelo crescimento da sua empresa, entre em contato com a gente!