3 dicas para fazer uma live de sucesso da sua loja!

É cada vez mais comum que empreendedores ligados ao mundo da confeitaria e outros ramos optem por fazer uma live para compartilhar experiências com o seu público, divulgar novos produtos, inovar para sair da crise ou ensinar técnicas sobre a sua área de atuação.

Com a facilidade que as redes sociais apresentam, permitindo a transmissão ao vivo de forma barata e rápida, o grande desafio para os produtores de conteúdo é o planejamento.

Neste post, vamos aprender 3 dicas para fazer uma live e tornar ela muito mais interessantes e bem construídas. Confira!

1. Prepare um roteiro

A primeira dica não poderia ser outra, afinal, para fazer uma live, você precisa primeiro definir um tema a ser abordado.

Sobre o que você vai falar? Uma boa alternativa para encontrar boas pautas é pesquisar nos comentários de seus posts ou utilizar as ferramentas do Instagram — como a enquete e a caixinha de perguntas. Assim, a sua live estará sempre alinhada às necessidades de sua audiência.

Após a definição do tema, é hora de montar o roteiro, para que a live tenha uma linha a seguir, com início, meio e fim.

Organize o seu roteiro definindo os tópicos que serão abordados, definindo os assuntos principais e utilizando como referências para não esquecer os temas mais relevantes, sem perder as oportunidade de improviso — que deixam a transmissão mais natural.

2. Divulgue as suas lives e mantenha uma recorrência

Após a definição do tema e confecção do roteiro, é hora de trabalhar na divulgação de sua live. É importante saber qual é o “horário nobre” de seu público, para conseguir alcançar o maior número de pessoas online simultaneamente. Por isso, o primeiro passo para a divulgação é definir a data e o horário.

Crie uma enquete ou caixinha no Instagram para descobrir o melhor horário. Depois, pense nas estratégias de divulgação, criando uma arte bacana e chamativa — sem apelação, é claro. Use as redes sociais para divulgá-la e, se possível, defina uma recorrência para as lives, a fim de criar um engajamento.

3. Seja paciente e consistente

Não adianta achar que sua live vai bombar de primeira; se isso acontecer, você estará sendo um exceção. Tenha paciência e consistência para construir a sua audiência “tijolo por tijolo”, e invista na recorrência para criar a fidelização.

Se as pessoas gostarem do conteúdo da sua live e souberem que ela acontece sempre no mesmo dia e horário, elas voltarão e somarão à audiência dos novos visitantes.

O importante é que você dê sempre a mesma importância para a live, independentemente se a audiência está ou não do jeito que você esperava. Afinal, assim você conseguirá manter um padrão e buscar a fidelização.

Como vimos, fazer live nas redes sociais não é apenas um passatempo ou algo fugaz. Pode ser a estratégia de marketing digital que você estava precisando para divulgar o seu trabalho e seus produtos.

Aproveitar as ferramentas digitais gratuitas pode ser o primeiro passo para que os seus bolos comecem a atingir um público maior e que a sua reputação como confeiteiro ultrapasse os limites geográficos.

Gostou do post? Então, quer saber como ter acesso aos melhores produtos e cursos para tornar a sua live ainda mais completa? Entre em contato conosco e conheça os nossos diferenciais.