Grab and Go: o que é esse tipo de entrega e como aplicar?

Para deixar o seu negócio mais atrativo, é fundamental acompanhar as tendências de mercado. Nesse cenário, um novo conceito que tem chamado a atenção dos empreendedores e dos consumidores que gostam de praticidade e agilidade é o Grab and Go.

A proposta ainda não é comum no Brasil, mas quem tem o costume de viajar para fora do país, como para os Estados Unidos e Europa, certamente já se deparou com estabelecimentos de alimentação oferecendo esse tipo de serviço e obtendo sucesso.

Interessou-se pelo assunto? Então continue com a gente e saiba o que é esse conceito e como trazer essa logística para o seu próprio negócio. Acompanhe!

O que é Grab and Go e como funciona?

O conceito de Grab and Go em sua tradução significa “pegue e leve”, e esse é o objetivo principal dessa tendência. A proposta teve início nos Estados Unidos, devido aos diversos afazeres e correria do dia a dia, em que as pessoas ficam restritas e não tem tempo de realizar o preparo e o consumo de uma refeição de qualidade e saudável, assim como por aqui. Diante disso, a ideia de poder comprar comida em um local próximo e consumi-la de forma prática e rápida tem sido uma ótima solução para as pessoas cheias de compromissos.

O funcionamento desse conceito é simples, pois em um estabelecimento de alimentos, como os restaurantes, as opções de comidas ficam dispostas nas vitrines, podendo ser escolhidas refeições que incluem massas, saladas, bebidas, entre outros. Com isso, é possível optar pelo prato de sua preferência, pagar e levá-lo para casa ou trabalho. Ainda, se tiver alguns minutinhos, você pode consumir ali mesmo, no próprio local.

Quais as vantagens de investir nesse tipo de negócio?

Essa tendência traz grande diferencias, já que possibilita ao cliente consumir alimentos não apenas saudáveis, mas minimamente processados, mais frescos e saborosos. Além disso, os estabelecimentos ganham outras vantagens ao investir nesse tipo de negócio. Confira abaixo.

Atender consumidores atentos à conveniência

Para não estocar os alimentos, os clientes preferem uma opção de refeição mais rápida. Diante disso, o Grab and Go permite atrair o consumidor pela conveniência, por meio do apelo visual, oferecendo um menu de alimentos saudáveis, como tortas, saladas e sobremesas.

Necessidade mínima de estoque

Devido à necessidade de oferecer alimentos sempre frescos para preservar o sabor dos pratos e à rápida reposição nas prateleiras, o estoque necessita de uma quantidade mínima de produtos armazenados para garantir a sua rotatividade e qualidade.

Praticidade

Com os produtos praticamente prontos, o cliente pode escolher de maneira mais ágil o que deseja consumir, pagar e levar. Com isso, o estabelecimento proporciona o quesito de mais praticidade, facilitando o dia a dia do consumidor.

Como aplicar essa tendência no seu negócio?

Aplicar o conceito de Grab and Go em seu negócio pode ser mais simples do que você imagina. Isso porque é possível adaptar o estabelecimento e oferecer as refeições prontas, bastando apenas colocar esse projeto em prática observando os seguintes requisitos:

  • estrutura do local: tanto a área de atendimento quanto a cozinha precisam ser devidamente equipadas, com prateleiras expositoras, balcão, mesas e cadeiras;
  • escolha dos equipamentos: ao estabelecer os tipos de alimentos que serão comercializados, também é importante considerar os equipamentos e itens que serão necessários para o seu preparo, como máquina para bebidas quentes, chapa e fogão, extrator de suco etc.

Como identificar pontos de melhoria no próprio negócio e inovar?

A fim de aderir a essa nova tendência, alguns estabelecimentos estão adaptando e inovando em seu próprio negócio para atrair mais clientes no dia a dia. Diante disso, o essencial é proporcionar ao consumidor o máximo de praticidade na hora da refeição, sendo possível identificar alguns pontos importantes, como:

  • alternativas de pagamentos;
  • uso de aplicativos;
  • embalagens personalizadas;
  • expositor com os pratos mais desejados.

Tudo isso pode ser implantado por meio do conceito Grab and Go, sem a necessidade de um investimento alto, trazendo mais ganhos tanto para o consumidor, que quer opções de refeições saudáveis e prontas para o consumo, quanto para o seu negócio.

Gostou do texto e quer ficar por dentro das tendências de mercado? Então assine a nossa newsletter e receba os principais conteúdos em primeira mão.