horário de produção

Horário de produção: como estabelecer para ter tempo para a família?

O excesso de trabalho tem sido um grande problema da nossa sociedade atual. Muitos profissionais já sofrem de problemas relacionados ao estresse e ansiedade.

Para os autônomos, pode ser ainda mais desafiador estabelecer um horário de produção ou de trabalho, já que é ele mesmo quem define a hora de começar e parar o trabalho. Os confeiteiros, por sua vez, enfrentam mais um problema: as encomendas chegam a qualquer hora do dia e da noite (especialmente agora, com o aumento das vendas on-line), além das encomendas para os finais de semana serem comuns.

Mas é essencial para a saúde física e mental que o profissional consiga tirar um tempo para aproveitar com a família, longe do trabalho. Além de promover o descanso, esses momentos são fundamentais para estreitar os laços com quem se ama.

Se está difícil encontrar esse equilíbrio, continue a leitura e veja como organizar o seu horário de produção!

Organize o ambiente de trabalho

Independentemente da área em que atua, todo profissional vai ter mais dificuldade de fazer o seu trabalho se o ambiente não estiver favorável. Uma mesa de escritório, por exemplo, que esteja com papéis espalhados por toda parte vai fazer com que a pessoa perca muito tempo tentando encontrar o que procura ali.

O mesmo acontece com a cozinha de um confeiteiro: você perde tempo se ficar procurando por utensílios, embalagens ou lavando pilhas de itens que já deveriam estar organizados. Defina um espaço para cada coisa e crie o seu próprio método de lavar, guardar e organizar sempre que usar. A higiene, claro, também agradece.

Defina as prioridades

Dificilmente vamos conseguir fazer tudo o que precisamos em um dia, seja no trabalho de casa ou na confeitaria. Por isso, estabeleça prioridades. Vale a pena listá-las no começo do dia, em um quadro, e ir riscando a medida em que as metas vão sendo cumpridas.

Repor o estoque, atender às encomendas, pagar as contas da semana etc. As prioridades vão mudar diariamente, de acordo com a realidade da sua empresa, mas se você for cumprindo uma a uma, sem se afobar, vai conseguir organizar o seu horário de produção.

Escolha um horário para iniciar e terminar o trabalho (e cumpra-os)

Se fosse um empregado de uma empresa, você teria um horário para entrar e sair, não é mesmo? Pois já que você é o seu próprio chefe, não seja autoritário e estabeleça horários que possa cumprir. Se a agenda aperta no fim de semana, mas é tranquila de segunda a quinta, aproveite para passar mais tempo com a família nesses dias, começando o expediente depois de passar um tempo com os filhos e levá-los para a escola, por exemplo.

Delegue o que puder

Como dissemos, você não vai conseguir fazer tudo o que precisa, mesmo que trabalhe 24 horas por dia. Por isso, confie na sua equipe e delegue as tarefas que puder. Se tem dificuldade em dividir o trabalho, comece aos poucos e invista na capacitação do time. Continue supervisionando e deixe claro que está ali para ajudar, se for preciso, mas aproveite o tempo para se dedicar a outros assuntos.

Por falar em capacitação, não esqueça de investir na sua própria especialização. Além de buscar por cursos para estar sempre por dentro das tendências da confeitaria, procure por outros especializados em gestão, que podem ajudar você a cuidar dos negócios, das finanças e também do controle do horário de produção.

Esperamos que este conteúdo ajude você a se organizar e aproveitar mais tempo com a sua família. Agora, que tal compartilhar o texto em suas redes sociais, para que mais profissionais possam encontrar esse equilíbrio?!