Veja qual a importância de usar bicos de qualidade na sua produção

Um bom confeiteiro, além das habilidade e técnicas na hora de preparar suas receitas, deve ser uma pessoa criativa, que saiba utilizar as ferramentas disponíveis para sair do óbvio. Ao contrário do que muitos leigos imaginam, o profissional da confeitaria não fica responsável apenas pela execução de receitas, ele precisa elaborá-la, criar o design e a decoração

Uma das ferramentas mais importantes desse processo, que contribui para a qualidade do acabamento e um bolo, são os bicos. Se bem utilizados, o profissional de confeitaria poderá produzir trabalhos marcantes, que se adaptam ao contexto em que o bolo será inserido. 

Neste post, vamos entender a importância de usar bicos de qualidade na confeitaria, analisando o potencial de cada tipo. Confira!

Qual é a importância dos bicos perlê?

Os bicos perlê são os mais tradicionais nas confeitarias e sua importância é mostrada na facilitação de criação de bordas, pontos, bolas, linhas, contornos, pérolas, criação de desenho e letras — nas mais variados tamanhos e formas.

Pode ser utilizado para a criação dos mais variados produtos, pois, além de contribuir para a confecção de vários tipos de decoração, com esse modelo de bico, você pode rechear bolos, cupcakes, tortas entre outros.

Como e porque devo utilizar os bicos pitanga?

Com os bicos pitanga você poderá ampliar ainda mais a sua capacidade de criação, pois eles permitem a criação de flores e estrelas. Isso acontece, porque esse modelo de bico tem como diferencial os frisos, que contribuem para que a cobertura apresente ranhuras que poderão variar conforme o tamanho da abertura do bico. Basicamente, existem dois tipos de bico pitanga:.

  • bico pitanga aberto — muito utilizado para a criação de acabamentos em bolos e cupcakes, além de permitir a criação de rendas, estrelas, flores e formatos de concha;
  • bico pitanga fechado — que permite a criação dos mesmos acabamentos do aberto, só que com ranhuras bem mais profundas.

Qual é a vantagem de utilizar o bico serra?

O bico serra apresenta um formato um pouco diferentes dos demais bicos de confeitar. Isso porque, ele tem um lado serrilhado, daí vem seu nome, e o outro lado liso. Isso permite a criação de decorações com formatos mesclados, ideal, por exemplo, para os confeiteiros que desejam fazer decorações que trazem uma textura que lembra cestas, fitas e ondas.

Qual é a importância dos bicos múltiplos e chuveirinho?

Os bicos múltiplos e chuveirinhos permitem que o confeiteiro crie acabamentos que simulem cabelos, cordas, linhas, estrelas e o efeito grama. São excelentes para o preenchimento de áreas grandes, dando, além de estética, mais produtividade.

Como são os bicos babados e para quê servem?

Muito utilizados para a criação de bolos de casamento, o bico babado permite a criação de conchas, ondas e babados na decoração. Dependendo da criatividade do profissional, será possível a criação de degradês que deixarão o visual sofisticado e criativo.

Qual é a importância dos bicos flores?

Os vários tipos de bicos flores, como o nome sugere, são utilizados para a criação de modelo diferentes de decorações no formato de flor, de forma direta. Também podem ser utilizados para a aplicação de massa de biscoito.

O que são os bicos pétala?

Os bicos pétala, têm diferentes recortes e permitem a confecção dos mais variados tipos de pétalas. Uma das utilidades desses bicos, é a criação de flores belíssimas. Também podem ser encontrados com formatos que facilitam a confecção de flores, tanto diretamente no bolo ou nos armadores. 

Esperamos que, após a leitura deste post, você tenha entendido a importância de usar bicos de qualidade para a decoração dos bolos e como eles podem contribuir para a sua evolução como confeiteiro. Para evoluir como confeiteiro, aprendendo técnicas novas e tendo a chance de absorver a experiência de outros profissionais, a qualificação é essencial.

Uma das maneiras de atingir esse objetivo é com o curso online oferecido pela Mago. É um curso que oferece ferramentas que vão muito além do preparo dos bolos. Abordamos, além de elementos da confeitaria, temas como montagem, transporte, decorações e empreendedorismo.

Quer conhecer mais sobre o nosso curso, visite o nosso site agora mesmo e tire suas dúvidas.