Como inovar durante a pandemia? 5 dicas para sua confeitaria

Evitar que a pequena empresa sofra com os impactos da Covid 19 não é tarefa fácil, mas é importante inovar durante a pandemia na confeitaria para que o negócio sobreviva. Logo, rotinas devem ser alteradas com a implementação de novos processos, por exemplo. 

Segundo dados da pesquisa do Sebrae e da Fundação Getúlio Vargas, quem buscou a inovação teve perda de 32%, já os demais atingiram 39% de perda. Desse modo, muitos desafios ainda precisam ser vencidos para alcançarem melhores resultados. Se deseja fazer parte da primeira porcentagem do estudo veja aqui as dicas de mudanças que trouxemos para você. 

Saiba a importância de trazer inovação ao negócio para que não tenha impactos na pandemia 

Inovar durante a pandemia pode assustar à primeira vista, porém, saiba que ela não está ligada, necessariamente, à tecnologia ou ambiente online. Seu conceito é criar algo novo e de valor que seja percebido pelos clientes da empresa. Já que com o isolamento social foi necessário alterar diversos modos de consumo de alguns serviços, uma opção foi investir no delivery — nesses casos estão restaurantes, bares, confeitaria. 

Mesmo com a redução do faturamento eles se adaptaram para sobreviver. Também, aproveitaram os incentivos do Governo Federal que suspendeu os contratos de trabalho por 60 dias para aqueles que tiveram que ficar fechados. Nesse ínterim, desenvolveram novas maneiras de atendimento, de oferecer os serviços e adequaram a gestão financeira. 

Descubra 5 formas de inovar durante a pandemia na confeitaria 

A inovação pode vir desde uma reforma no prédio a entrega da mercadoria, pois o importante é atender as pessoas e não números. Dessa maneira, conseguirá aumentar as vendas e fidelizar os clientes porque eles se sentirão especiais. Assim, conheça 5 alternativas de inovação para a confeitaria. 

1. Digitalização do negócio  

A digitalização dos negócios quebrou a resistência das lojas físicas de vender pelas redes sociais e aplicativos de mensagens e de delivery. No entanto, sua operacionalização precisa ter uma estratégia de logística para que seja bem efetuada e proporcionar uma experiência agradável aos clientes — consequentemente, atrasos não são aceitos. Para isso, é preciso ter planejamento e observar o comportamento dos consumidores atendendo sempre suas exigências. 

2. Adaptação dos processos de trabalho  

Mesmo que tenha a loja física, diante da queda das vendas se for preciso adapte-se ao processo home officeTodavia, esteja atenta ao fluxo das atividades para não se perder. Igualmente, inclua a equipe nas tarefas para que cada um tenha suas responsabilidades. Entretanto, ofereça estrutura de equipamentos, máquinas e organização. 

3. Relação mais consistente com o cliente  

Já que muitas tarefas são realizadas por máquinas e por meio delas é fundamental intensificar o relacionamento com os clientes. Uma das alternativas, é usar as redes sociais para fazer essa aproximação. Afinal, a comunicação é ágil e transparente, pois os consumidores tiram suas dúvidas quase que instantaneamente. Essa rapidez estimula a compra porque as respostas não demoram em aparecer. 

4. Inovação no marketing 

Fazer um marketing diferente auxilia a empresa a se consolidar no mercado. Na verdade, você pode promover alterações nos tamanhos e modelos de doces, bolos, tortas, embalagens, reposicionamento de mercado, ter uma comunicação mais próxima etc. Com isso, estará à frente da concorrência. Assim, procure oferecer o que seus clientes desejam.  

5. Automatização dos processos 

Contar com um mecanismo de controle do seu negócio ajuda a medir os resultados e a fazer as devidas correções. Isso traz um atendimento mais qualificado e melhor experiência aos clientes. Por exemplo, há setores de alimentação que realizam os pedidos eletronicamente, logo os consumidores retiram no local e por delivery

Portanto, antes de implementar qualquer mudança ou inovar durante a pandemia na confeitaria adote estratégias que vão reverter os efeitos da crise. Embora, possa parecer difícil, saiba que é possível e que não é mais um diferencial e sim necessidade. 

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