Saiba o que é jelly cake e como fazer

O mundo dos doces tem ganhado bastante espaço nas redes sociais, com dicas e preparos diferenciados para agradar o paladar dos mais variados gostos. Uma das tendências que vêm crescendo é o jelly cake, também conhecido como bolo de gelatina.

Embora não seja uma criação tão nova, a forma inovadora e criativa com que os confeiteiros têm elaborado os bolos tem chamado à atenção tanto dos consumidores quanto para os produtores dessas guloseimas.

Quer entender mais sobre o Jelly Cake e como fazê-lo? Então, continue lendo este post e conheça essa possibilidade criativa e saborosa.

O que é jelly cake ou bolo de gelatina?

O jelly cake é um tipo de sobremesa à base de gelatina, usada principalmente como molde para toda a formação do bolo. Assim, a gelatina cria uma obra de arte colorida e comestível.

Esse tipo de bolo, normalmente, pode demorar a ser feito, já que os seus desenhos são inseridos um por um e requerem ferramentas especiais para fazer uma figura específica. No entanto, todo esse esforço vale a pena com os resultados, pois o bolo adquiri uma decoração única.

Como fazer jelly cake e as suas possibilidades de criação?

Para fazer o jelly cake, é preciso ter um grande molde de gelatina como base. Você vai usar uma incolor como tela, além de cores e sabores de gelatina que precisam ser feitos para compor a decoração.

Para começar, é preciso preparar a gelatina em pó com água, normalmente. A receita mais básica para fazer esse molde contém açúcar, leite e gelatina incolor e inodora.

Uma alternativa para substituir a gelatina é usar o ágar ágar, conhecido também como agarose. Trata-se de um produto gelatinoso feito de plantas marinhas, e pode ser uma opção vegana igualmente saborosa.

Em seguida, prepare as gelatinas coloridas. Você pode optar tanto pelas que já vêm com sabor quanto utilizar um corante alimentício e essências. Essas gelatinas serão injetadas no molde transparente de base, usando uma seringa culinária. Posteriormente, serão movidas e espalhadas no interior para formar as figuras do seu agrado.

Cuidados no preparo

As ferramentas são acopladas na seringa e ajudam a dar uma forma mais específica para a gelatina. No entanto, embora os resultados sejam muito próximos, a gelatina animal tem o modo de preparo diferenciado do ágar ágar.

Assim para cada litro é necessário entre 1 a duas colheres de sopa de ágar, que deve ser fervido até adquirir uma aparecia viscosa, ao contrário da gelatina comum que precisa ser hidratada. Com isso, a solidificação do ágar é mais rápida e pode ser mantido em temperatura ambiente sem correr o risco de derreter. Além disso, aquela que ainda não foi utilizada no preparo também pode ser reaquecida para ser usada novamente, sendo recomendado que a ela esteja um pouco mais quente que a temperatura ambiente para ser maleável na hora de ser aplicada na decoração do bolo.

As flores, folhas e pétalas são as queridinhas dos jelly cakes, mas também é possível fazer formas geométricas, pássaros e, até mesmo, paisagens tropicais de praia. As possibilidades são diversas.

Como esse tipo de bolo permite usar a criatividade?

A área de confeitaria se supera a cada dia, e não é estranho ver mais ideias surpreendentes sendo inventadas. Para quem trabalha com esse setor, é uma ótima opção apostar nos bolos de gelatina para inovar seu negócio, pois há possibilidade de ganhar o cliente com o sabor e, principalmente, com a decoração da sobremesa.

Hoje em dia, há diversos lugares na internet com cursos que ensinam as melhores maneiras de preparo e, mesmo sendo um tanto complicado fazer o jelly cake, nada é impossível. Depois de algumas tentativas, logo você pegará a mão e aprenderá a temperatura e o tempo ideal para fazer a sobremesa.

Gostou do nosso conteúdo e quer se manter mais conectado? Então, curta a nossa página no Facebook e fique informado sobre as principais novidades.