Macaron: conheça o que é e como fazer com 3 dicas imperdíveis!

Algumas sobremesas e receitas clássicas nunca perdem a importância. Volta e meia são revisitadas pelas confeitarias, que renovam suas utilidades e o trazem com mais força ao mercado. O macaron (pronuncia-se macarron) é um ótimo exemplo desse caso. Trata-se de uma saborosa sobremesa de origem italiana, que tem sido muito utilizado em diversos eventos, como casamentos, chás de revelação e batizados.

O macaron, que pode ser feito em diferentes cores e sabores, oferece um efeito visual incrível e muito luxuoso às mesas e também é utilizado como lembranças em ocasiões especiais. Em casamentos, por exemplo, os noivos podem optar por substituir o bem-casado pelo macaron para entregar aos convidados no fim da festa.

Preparamos este artigo para que você conheça um pouco mais sobre essa deliciosa receita e confira dicas essenciais de como fazê-la. Vamos lá?

Macaron: o que é e quais sabores existem

Com farinha de amêndoas e açúcar de confeiteiro, os macarons são pequenos biscoitos com formato redondo, feitos com massa leve e crocante, com variações de recheios (como baunilha, chocolate, laranja e framboesa).

A sobremesa surgiu na Itália (em 1500), mas foi na França que se popularizou. Primeiramente, foi reconhecida como uma sobremesa dos nobres, utilizado inclusive pela rainha Catarina de Médicis em seu casamento com Henrique II. Com o tempo, o macaron ganhou adesão da comunidade francesa, tornando-se um dos doces mais tradicionais do país.

Diversificado e relativamente fácil de ser produzido, o macaron pode ser feito e encontrado em diversos sabores, como:

  • morango;
  • limão;
  • maracujá;
  • pistache;
  • framboesa;
  • avelã;
  • café;
  • caramelo, entre outros.

Dicas essenciais para fazer macarons

Apesar de ser uma sobremesa simples de fazer, existem alguns cuidados essenciais que não podem ser esquecidos. A preparação da massa, por exemplo, merece bastante atenção.

Exatamente pela delicadeza do doce, é muito importante acompanhar o tempo de cocção (de 10 a 15 minutos) e não deixar a casquinha dourar muito, pois isso indica que os doces cozinharam demais. O ideal é que ele fique crocante por fora, mas cremoso por dentro. Veja mais dicas a seguir.

1. Atenção às medidas e ingredientes da massa

Como comentamos, a base principal da receita é a farinha de amêndoas, a clara de ovo e o açúcar de confeiteiro. Em algumas variações, também é possível utilizar chocolate em pó. Os ingredientes e as medidas recomendadas para a massa são:

  •  200 g de açúcar refinado;
  •  150 g de farinha de amêndoas;
  •  130 g de clara de ovo (4 claras de ovos);
  •  90 g de açúcar.

Para fazer a massa, peneire a farinha de amêndoa e o açúcar de confeiteiro, misture os dois e separe em um recipiente. Bata as 4 claras na batedeira (por cerca de 2 minutos) e depois acrescente açúcar refinado (aos poucos).

Depois, misture as claras batidas com açúcar refinado com a farinha de amêndoa e o açúcar de confeiteiro, que foram separados anteriormente. É neste momento também que você pode adicionar o corante escolhido.

2. Folhas de papel-manteiga são muito úteis nessa receita

Depois de pré aquecer o forno (180º), utilize as folhas de papel-manteiga (ou tapetes de silicone) em cada assadeira para que a massa não grude no recipiente. Em seguida, você pode despejar a massa em formato circular, tomando bastante cuidado para que não encostem uma na outra e grudem entre si.

O tempo de cocção pode variar entre 10 e 15 minutos e assim que prontos, o ideal é deixá-los esfriar por 10 minutos. Uma maneira interessante de tirá-los do papel-manteiga sem quebrar é umedecer a forma com água, para que o papel se solte mais facilmente.

3. Use a criatividade no recheio e deixe seu macaron mais saboroso

O macaron permite que você use diversos recheios, como brigadeiro, doce de leite e geleia. Você pode fazer um ganache de chocolate, por exemplo, e utilizar o saco de confeitar para distribuí-lo entre os doces. Como os macarons são frágeis, é interessante finalizá-los delicadamente e deixá-los descansando por 1h.

E então, gostou das dicas? O macaron é uma sobremesa deliciosa e temos certeza de que a sua receita ficará incrível! Caso tenha alguma dúvida, entre em contato com a gente. A Mago está há mais de 30 anos no mercado e tem um portfolio completo de produtos para as suas sobremesas.