Material para fazer ovo de Páscoa: confira tudo o que precisa!

Independentemente se os chocolates já são a principal fonte de renda ou se são uma grana extra, todos os confeiteiros e confeiteiras de plantão já estão de olho na Páscoa. Afinal, ela é uma das datas mais lucrativas para quem trabalha no ramo. Pensando nisso, já está por dentro de todo material para fazer ovo de páscoa que você precisa?

A cada ano, novas tendências surgem, desde receitas até técnicas diferentes, e é preciso se atualizar para conquistar um bom faturamento. Os clientes estão cada vez mais exigentes. Sendo assim, quem quer sair à frente da concorrência e ter um feriado de muitas oportunidades deve se inteirar do assunto.

Para o ajudar nessa missão, trouxemos este post, que conta tudo o que é necessário para fazer e vender ovos de Páscoa incríveis e deliciosos. Vamos lá?

O mercado de confeitaria na Páscoa

Mesmo em tempos de recessão econômica, o mercado de alimentos é um dos últimos a serem atingidos. Isso porque o brasileiro gosta de comer bem. Para nós, a comida exerce mais que a função de apenas nutrir. Ela é conforto, prazer, aconchego e presente. Dessa maneira, o setor alimentício é uma excelente oportunidade para se investir.

O ramo da confeitaria, então, está super em alta, e isso é no mundo todo. Estima-se que até 2025 o nicho esteja avaliado em 2,5 bilhões de dólares. Surpreendente, não é? Se você gosta de fazer doces e leva jeito para o negócio, mas ainda não vende as suas delícias, chegou a hora. Essa época é uma ótima oportunidade para se investir, já que as vendas estarão aquecidas.

Agora, se você já faz da confeitaria a sua fonte de renda, pode continuar apostando na atividade porque a tendência é o mercado continuar em crescimento, principalmente quando se fala de doces artesanais. Se antigamente as pessoas davam mais valor aos ovos de chocolate de marcas famosas, hoje elas buscam sabores mais refinados e visuais mais especiais, que somente o produto feito à mão é capaz de proporcionar.

Para driblar a concorrência e ser referência na sua região, lembre-se de trazer qualidade e novidade para os seus quitutes. Nos próximos tópicos, contamos todos os materiais que você precisará para dar início a sua produção de ovos de Páscoa, desde os mais básicos até os itens decoração, que é uma parte muito importante. No final das contas, o apelo de uma apresentação bonita é um diferencial que faz os consumidores o escolherem, não é mesmo?

O material para fazer ovos de Páscoa

Para fazer os ovos de Páscoa não são necessários grandes equipamentos, apenas alguns utensílios bem básicos e fáceis de achar. A seguir, confira tudo o que você vai precisar para fazer doces diferenciados e que chamam a atenção do público, tanto pelos sabores, quanto pela qualidade e apresentação.

Recipiente para derreter chocolate

Para derreter o chocolate, você pode usar 3 maneiras, sendo que cada uma utiliza um utensílio diferente. Se for no fogão, o método é o de banho-maria. Sendo assim, você precisa de uma panela e uma tigela que tenha a boca maior que a da panela. Isso porque o vapor do da água não pode entrar em contato com o chocolate, pois o estraga e não dá mais para aproveitar.

Se a ideia é derreter o chocolate no micro-ondas, uma vasilha de vidro apropriada para o equipamento serve. Ou, ainda, há a opção da derretedeira elétrica, que é um equipamento profissional, próprio para essa atividade, o que facilita bastante para quem tem uma demanda bem grande.

Pedra de mármore ou granito

Depois de derretido, o chocolate nobre — que não contém gordura hidrogenada — precisa passar por um processo chamado temperagem. Nessa etapa, ele é resfriado a uma temperatura adequada (cada tipo de chocolate tem uma) para que a composição do ingrediente se mantenha estável. Isso garante que o ovo fique brilhante e uma quebra firme, o famoso “snap“.

Dá para fazer a temperagem misturando chocolate em pedaços ao já derretido, baixando assim a temperatura. Ou ainda, colocando na pedra de mármore ou granito a fim de resfriá-lo. Por isso, se a sua técnica é essa, você precisará desse material, caso não tenha.

Colheres, espátulas e faca

As colheres servem para misturar o chocolate ou qualquer outro ingrediente. As espátulas são ótimas para fazer o processo de temperagem do chocolate, além de remover qualquer excesso nas formas. A faca é para cortar o doce em pedaços ou raspá-lo para derretê-lo.

Tigelas de tamanhos variados

Tigelas nunca são demais, não é mesmo? Na cozinha, quanto mais, melhor. Elas podem ser úteis na hora de colocar os recheios dos ovos, de colorir o chocolate, de bater o chantilly ou qualquer outra serventia que você ache necessário. Aqui vale a dica de preferir os recipientes de vidro, pois não transferem sabor e nem odor aos alimentos, como os potes de plástico costumam fazer.

Formas para ovos de Páscoa

Como não poderia deixar de ser, as formas para ovos de Páscoa são essenciais. É interessante ter tamanhos variados para oferecer mais possibilidades aos clientes. Hoje em dia, é possível encontrar um tipo de forma de PVC em duas partes que tem um acessório de silicone. Isso facilita, e muito, a produção de ovos, pois agiliza o processo.

Termômetro

Como dissemos, o chocolate precisa de uma temperatura ideal para ser trabalhado. Assim, a gente garante a aparência e a consistência desejada. E como saber se ele está na temperatura certa? Com um termômetro culinário, é claro.

Balança

As formas de silicone vêm com uma marca para você colocar o chocolate até aquela altura. Isso também ajuda a padronizar o peso dos ovos. No entanto, se você trabalhar com ovos recheados e de colher, é interessante ter uma balança para você ter o controle maior da gramatura dos doces. Assim, dá para calcular exatamente o valor de custo e de venda, além de seu cliente ficar mais satisfeito por ter certeza da quantidade de produto que está levando.

Rolo Forneável

O Rolo Forneável Mago é muito utilizado para apoiar dos bombons, os ovos e outros, pois não grudam. Você pode colocá-lo em cima da bancada em que está trabalhando com o chocolate, na hora da decoração ou pode colocar nas embalagens, por exemplo.

Garfinhos para banho

Os garfinhos para banho no chocolate servem para banhar os bombons, pedaços de frutas, marshmallows e outros ingredientes. Você pode até se perguntar porque o garfo comum não pode ser utilizado. A verdade é que até dá, mas não é prático.

O formato do garfo apropriado é diferente. Inclusive, pode ter várias formas, de acordo com a finalidade de cada um. Dessa maneira, esse utensílio evita que o alimento caia enquanto você manuseia facilitando bastante o trabalho.

Saco e bico de confeitar

É inegável que os ovos de colher são a maior sensação das últimas Páscoas. A metade da casca do ovo com recheio abundante de sobremesas diversas é uma delícia e encanta a todos. Além dos sabores, eles precisam de uma apresentação bonita, pois ficam visíveis dentro da embalagem.

Por isso, os sacos e bicos para confeitar são indispensáveis. Com eles, você faz os trabalhos nas coberturas, que podem ser chantilly, brigadeiro, mousse e outros doces. Uma decoração bem-feita é um superchamativo para os seus produtos.

Já ouviu falar no ditado que a gente come primeiro com os olhos? Então, vale muito a pena investir na apresentação dos seus ovos de Páscoa. Com certeza a aparência é fator decisivo na hora da escolha do consumidor, fora o sabor, obviamente.

Embalagens

As embalagens não servem apenas para envolver o produto, ela é como uma vitrine, por isso deve ser bonita para valorizar os seus ovos de Páscoa. Para os ovos tradicionais, papel chumbo, copinho para base, papel celofane e um laço.

Para os ovos de colher, você encontra as caixas apropriadas, que vem até mesmo com o utensílio. Para os ovos no pote, prefira os recipientes de vidro. Não se esqueça que eles também precisam vir acompanhados com uma colher. Entre as diversas opções de fita, escolha as que valorizam o produto, como as de cetim ou de ráfia, para algo mais rústico.

Avental, touca e máscara

Esses são itens indispensáveis para manter a higiene e a qualidade de seus chocolates. Nada é mais desagradável que encontrar um cabelo no alimento, não é verdade? Portanto, não esqueça desses acessórios, trocando os descartáveis a cada turno de trabalho e mantendo o avental sempre muito bem limpo.

As principais receitas que vendem na Páscoa

Foi-se o tempo em que os ovos de Páscoa eram apenas uma casca simples de chocolate com alguns bombons ou brinquedo dentro. Esses ainda circulam por aí, mas são as novas receitas que fazem o maior sucesso entre os consumidores.

Ovo de colher

O ovo de colher ganhou o coração de muita gente. Dá para inovar bastante nos recheios. Entre os mais tradicionais estão brigadeiro com morangos, doce de leite e beijinho. Há também os que são recheados com bolo, como os de cenoura ou bem-casado. Mousse de limão, maracujá e morango são outras variedades. Vale até rechear com panetone trufado, sabia? O que manda é a sua criatividade e a do cliente.

Ovo de pote

Os ovos de pote nada mais são do que camadas de sobremesas, que podem ser mousse, brigadeiro, doce de leite, bolo e outras, intercaladas com lascas de chocolate. Ou seja, tudo o que tem no ovo de colher, mas dentro do pote. Além de ser um doce diferente, é mais uma opção para quem quer presentear.

Ovo com casca recheada

Esse também é muito pedido, pois em vez de somente chocolate, contém algum tipo de doce por dentro da casca, como brigadeiro, beijinho ou mousse.

Ovo decorado com pasta americana

Os ovos podem ser decorados com pasta americana para terem um charme a mais. Tanto os ovos de colher quanto os tradicionais podem ganhar modelagens de coelhinhos, unicórnios, cenouras e outras figuras. Se você sabe trabalhar com essa técnica, é mais uma oportunidade de agregar valor ao produto, se diferenciar e aumentar o preço de venda do doce.

Os melhores produtos para ovo de Páscoa

Se existe algo que não podemos abrir mão é a qualidade da matéria-prima utilizada. Nem o mais experiente e renomado confeiteiro consegue fazer um bom ovo de Páscoa usando ingredientes ruins. Sendo assim, se você quer se destacar no mercado, atrair e fidelizar muitos clientes, exija sempre itens de primeira.

O chocolate é o principal ingrediente utilizado, portanto ele deve ser muito saboroso. Dê preferência ao chocolate nobre. No entanto, se o seu público-alvo não tiver disponibilidade de pagar mais caro por isso, opte pelas coberturas fracionadas que sejam de marcas renomadas pelos seus sabores e pela sua qualidade.

Assim também deve prosseguir com os demais itens, como leite condensado, creme de leite, frutas, chocolate em pó e outros tantos alimentos necessários para fazer toda a magia da confeitaria. Lembre-se que para fidelizar clientes é preciso oferecer o melhor produto.

Na parte de decoração, você pode contar com a Mago: uma empresa que está há mais de 30 anos no mercado de confeitaria com uma gama completa de produtos com o melhor custo-benefício. Assim, você tem certeza de lidar com o melhor material para ovos de páscoa e outros doces. A seguir, confira o nosso portfólio.

Viu como investir na confeitaria é um ótimo negócio? Mesmo em épocas de crise, o mercado se mantém aquecido e as vendas continuam em alta. A Páscoa é uma das épocas que dá para lucrar muito, ainda mais que o material para fazer ovo de Páscoa é bem acessível. Empreendendo com a Mago, você tem mais chances de sucesso!

Gostou do nosso post e ficou interessado em apostar na confeitaria nesta Páscoa? Então aproveite que está por aqui e conheça tudo o que a Mago oferece para deixar os seus doces ainda mais irresistíveis. Entre no nosso site e confira!