O que é benchmarking e como aplicar no seu negócio?

Você sabe o que é benchmarking? Em português o termo quer dizer “ponto de referência”. Esse processo parte da pesquisa entre empresas ou um mesmo negócio com o intuito de observar seu desempenho em comparação com a concorrência.

Podemos pensar no benchmarking como uma espécie de termômetro do mercado. Os resultado obtidos servem de referência para você entender se a gestão estratégica do seu negócio está de acordo com as melhores práticas do mercado ou se alguma mudança é necessária.

Confira a seguir o que é, quais são as outras vantagens desse processo para sua empresa e o que é necessário para colocá-lo em prática.

O que é benchmarking?

Ele é o processo de busca pelas melhores práticas de gestão do seu segmento, a partir da comparação do desempenho do seu negócio com a concorrência. Seu objetivo principal é analisar, interpretar, avaliar e mensurar as informações coletadas das outras empresas para promover a melhoria contínua em seu negócio. 

Existem diferentes tipos de benchmarking que podem auxiliar a sua empresa na hora de fazer a avaliação. Ela pode ser dos tipos:

  • competitivo: quando usa a concorrência como referência;
  • funcional: quando a comparação é leva em conta os processos de um empreendimento que não disputa o mesmo mercado que o seu;
  • interno: quando a análise compara diferentes áreas do negócio;
  • cooperativo: quando duas empresas estabelecem uma parceria para troca de experiências

Qual é a importância do benchmarking para seu negócio?

Comparar os processos e resultados do seu negócio com a concorrência pode ajudar a tornar sua empresa mais eficiente e produtiva. Evitar desperdícios também contribuirá para o aumento da rentabilidade de cada operação.

O benchmarking permite identificar tendências e padrões que talvez você não tenha observado. Essas informações oferecem uma imagem clara sobre os comportamentos e práticas que podem melhorar os resultados do negócio e aqueles que precisam ser revistos. 

Ao estudar seus concorrentes, você começa a entender as ações com bons resultados, bem como as áreas em que eles não apresentam falhas. Com isso, é possível adaptar as melhores práticas para garantir sua competitividade nesse mercado ou ainda inovar, para atrair e fidelizar mais clientes.

Como colocar essa estratégia em prática?

No caso do benchmarking do tipo competitivo, que usa a concorrência como parâmetro, os passos necessários para adotar essa prática são:

Planeje

Identifique o que você deseja medir e quais são as principais métricas que serão usadas para acompanhar o processo. Comece tentando responder às seguintes perguntas: Que nível de mudança minha empresa está procurando? Quais os processos que devem ser melhorados?

Defina os indicadores

Em seguida, selecione entre 1 e 3 concorrentes que você gostaria de monitorar. Em seguida, monte uma tabela para a comparação dos aspectos definidos durante o planejamento. É possível, por exemplo, fazer uma análise sobre a presença nas redes sociais da sua loja e da concorrência.

Colete dados relevantes

Existem ferramentas que podem ajudar no trabalho de coletar as informações. Com o Google Alerts, por exemplo, é possível monitorar qual o número de vezes que as empresas concorrentes foram citadas na internet. 

Analise e compare os dados levantados

Reúna todos os dados coletados e entenda como os resultados encontrados afetam o seu negócio. É nesse momento que você vai descobrir como está o desempenho de sua empresa em comparação com a concorrência. Aqui também é possível encontrar as soluções para atingir as melhorias necessárias.

Desenvolva um plano de ação

Esta é a fase implementação do benchmarking, na qual você desenvolverá um plano para otimizar os processos que precisam de melhoria. Uma boa ferramenta é a metodologia SMART.

Com ela é possível dividir os objetivos gerais do benchmarking (como aumentar as vendas, por exemplo) em etapas menores com prazos definidos (conquistar cinco novos clientes em potencial por semana no próximo trimestre).

Monitore seu progresso

Em intervalos regulares, verifique o progresso de seu negócio em relação às metas definidas. Se você atingiu os objetivos, isso quer dizer que está na hora de observar outras áreas. Lembre-se que o objetivo desse processo é a melhora contínua do processo.

Agora que você já sabe o que é benchmarking, que tal seguir nossas redes sociais Instagram, Facebook e Pinterest? Assim, você não perde nenhuma dica para melhorar os resultados de sua loja.