Afinal, o que é cheesecake e como fazer? Confira!

Apesar do cheesecake não ser uma receita tipicamente brasileira, ele é um queridinho da nossa confeitaria. Especula-se que na tradução literal, o “bolo de queijo”, veio da Grécia e inclusive era usado para a nutrição de atletas pelo seu alto teor energético.

Macio, doce, derrete na boca e pode ser feito com sabores diferentes: essas são as características dessa torta maravilhosa. Preparamos este artigo com algumas dicas para que você possa reproduzir essa receita em casa e, quem sabe, comercializá-la aos clientes. Boa leitura!

O que é o Cheesecake?

Na variação mais moderna da receita, o cheesecake é uma sobremesa doce, feita em camadas, que tem como base uma massa de biscoito. ou farinha

A parte mais grossa é uma camada feita com creme de queijo que confere um sabor um pouco mais ácido. Em suas variações, possui diversos sabores e é a combinação perfeita entre acidez, doçura, cremosidade e crocância.

Como fazer um cheesecake?

Apesar de a receita apresentar variações, a base é praticamente a mesma. Agora que você já sabe o que é Cheesecake, confira a seguir algumas opções de sabores e como preparar sua torta.

Cheesecake Tradicional

Para a massa, separe:

200g de biscoito

100g de manteiga.

Para o recheio, separe:

4 ovos

250 gramas de mascarpone

1 copo de cream cheese

1 xícara de açúcar

1 colher de cha de emulsão saborizante de baunilha Mago

1 colher de chá de raspa de limão.

Para o preparo da massa, triture os biscoitos e acrescente a manteiga derretida, mexendo até virar uma farofa umedecida. Use a farofa para cobrir o fundo de uma fôrma de 25 centímetros e reserve.

Para o preparo do recheio, use um liquidificador para bater os ingredientes restantes e coloque a mistura sobre a torta. Asse o cheesecake na temperatura de 150ºC por volta de 40 minutos. O ponto certo é medido através da consistência firme. Deixe esfriar e leve a torta para refrigeração.

Cheesecake de Morango

Para a massa, separe:

1 pacote de biscoito tipo maisena

1/2 xícara de chá de açúcar passado na peneira

100 g de manteiga

Para o recheio, separe:

400 g de cream cheese

1 lata de leite condensado

3 ovos

230 g de geléia de morango

Para o preparo da massa, triture os biscoitos e acrescente a manteiga derretida, mexendo até virar uma farofa umedecida. Use a farofa para cobrir o fundo de uma fôrma de 24 centímetros e reserve.

Para o preparo do recheio, use um liquidificador para bater o cream cheese, os ovos e o leite condensado. Misture o recheio com geléia de morango e despeje sobre a massa. Asse o cheesecake na temperatura de 150ºC por volta de 40 minutos ou até a torta apresentar firmeza.

Retire do forno, deixe esfriar e coloque para refrigerar. A decoração é opcional, mas pode ser feita com morangos no topo.

Cheesecake de Pote

Para a massa, separe:

13 biscoitos maizena

2 colheres de sopa de manteiga

2 colheres de sopa de açúcar

Para o recheio, separe:

2 colheres (sopa) de suco de limão

250 g de cream cheese

1/2 xícara de açúcar

2 xícaras de chantilly

250 g de morangos fatiados

Para o preparo da massa, triture os biscoitos. Misture o farelo de biscoito com a manteiga e o açúcar até virar uma farofa umedecida. Para o preparo do recheio, use um liquidificador para bater o açúcar, o cream cheese e o suco de limão.

Bata o chantilly e misture com o recheio batido no liquidificador e uma parte dos morangos fatiados com uma colher. Use um pouco da fruta para decoração. Primeiro coloque a massa, forrando todo o fundo do pote. Por cima, despeje o recheio. Decore o topo com morangos fatiados.

Agora que você aprendeu o que é cheesecake, é hora de colocar a mão na massa. Como já mencionado, a torta caiu no gosto do brasileiro e é uma ótima opção para incrementar a oferta de produtos de uma confeitaria e aumentar vendas.

Gostou das receitas do post? Assine nossa newsletter e fique por dentro de mais dicas de confeitaria!