Parcerias entre empresas: entenda o que é e porque é importante para você

Realizar parcerias entre empresas é uma das maneiras de ganhar mercado e atingir novos públicos. Isso agrega valor e competências aos negócios de ambos os lados. Aliás, há reduções de custos em ações de marketing. 

Essa estratégia oferece diversos benefícios às empresas envolvidas, porém, elas não precisam ser de um mesmo setor. Inclusive, podem unir produtos e serviços complementares para melhor atender os seus consumidores. Sendo assim, apresentaremos neste artigo a relevância dessa atitude para alavancar sua organização. Fique conosco e boa leitura! 

Entenda a importância de investir em ações de marketing 

As ações de marketing são essenciais para os empreendedores se destacarem no mercado, melhorarem seus lucros, conseguirem mais clientes, fidelizá-los e fortalecerem a marca. Visto que, ao ignorá-los o negócio não promove produtos ou serviços, não atrai clientes, reduz vendas e relacionamento com os consumidores. Desse modo, vamos saber mais a respeito de suas vantagens a seguir: 

  • garante a competitividade empresarial ao buscarem o público-alvo certo para atenderem as necessidades dele; 
  • posicionamento e reputação do negócio alinhado com a avaliação que seu consumidor tem de sua empresa e como ela quer ser vista; 
  • fortalecimento de marca para atrair clientes que pagam pelo produto, independente do preço; 
  • aumento no volume de vendas devido os resultados das ações de marketing
  • fidelização dos atuais clientes, pois suas satisfações foram atingidas para se manterem clientes. 

Saiba o que significa as ações em parceria/co-branding  

Primeiramente, procure obter informações sobre a empresa que deseja fazer parceria, pois essa estratégia pode alavancar ou trazer problemas ao seu negócio. Verifique se o parceiro oferece o mesmo produto, se os serviços se complementam, se os clientes são iguais etc.  

Tendo uma resposta positiva a alguma das perguntas é possível que ambas agreguem valor. No entanto, lembre-se que além de conversar com seu público, terá que atuar igualmente com o consumidor da empresa parceira. 

Dessa maneira, também chamada de co-branding, a junção de duas ou mais marcas diferentes visam promover um único produto, ou serviço. Assim, para entender melhor como essas ações funcionam, vamos mostrar dois exemplos. Um foi a parceria que o McDonald’s fez com um estúdio de cinema para dar brindes, em seus lanches, de brinquedos relacionados aos longas-metragens infantis. 

Outro foi a parceria da Nike com a Apple que lançaram um tênis com chip que se conectava ao IPod. Logo, quem fizer exercício poderá ouvir a música que gosta durante uma corrida, caminhada e, assim por diante. Essa estratégia está, ainda, vigente pelo Nike + iPod Sport Kit. 

Confira os benefícios que essa prática pode gerar 

Nessa estratégia os resultados podem ser percebidos a curto ou longo prazo. Entretanto, é necessário construir relacionamentos com outras empresas, mesmo que sejam concorrentes. Por isso, conheça os benefícios que ela pode trazer ao negócio. 

Alcançar novos nichos 

A união em prol de um mesmo objetivo comum estimula a inovação porque há colaborações e trocas de informações técnicas e tecnológicas. Logo, surgem soluções para dificuldades complexas que podem atingir outros mercados e melhoria na qualidade dos produtos ou serviços.  

Aumentar raio de atuação 

Cada estratégia elaborada de ações e campanhas visam alcançar seu público e estabelecer um relacionamento com ele. Com as parcerias entre empresas isso é potencializado, pois elas apresentam seus consumidores uma para a outra. Automaticamente, as chances de novos negócios aumentam e se concretizam. 

Redução de custos 

Mais uma vantagem é que podem lançar um produto com os nomes das duas organizações minimizando os custos para cada uma e atingindo um maior resultado. Uma dica é um confeiteiro fazer parcerias de divulgação e ofertas de descontos com negócios relacionados à padaria, buffet etc. Outro exemplo, é se unir a grandes empresas para promover seus doces. 

Otimização de processos internos 

Otimizar os processos internos reduzindo a burocracia permite um ganho de desempenho dos colaboradores envolvidos. Afinal, ficarão mais disponíveis para ações estratégicas e tomadas de decisões relevantes. 

Portanto, saiba que as parcerias entre empresas ajudam elas a resolverem pontos sensíveis de baixo resultados. Além de fortalecer as suas perfomances. Na verdade, funcionam como um casamento com separação total de bens. Por isso, procure parcerias favoráveis que também motivem sua equipe interna. 

Já pensou em alguma parceria interessante? Comente aqui e vamos trocando informações ajudando uns aos outros.