Ganache: O que é o ponto bico e ponto recheio? Saiba como usar!

Ganache é uma receita muito versátil e simples de se fazer. Para quem não conhece, trata-se de uma cobertura que leva somente creme de leite e chocolate derretido. Dependendo da sua função, a textura desejada pode variar bastante: desde uma pasta densa e fosca até uma cobertura brilhante e líquida, sendo conhecidas como ponto de bico e ponto recheio.

Podendo assim ser de bolo, mousse, cookie ou qualquer outra guloseima é de suma importância saber diferenciar os pontos na hora de executar sua receita. Contando com o fato de que a consistência errada pode acabar com todo seu trabalho. Você se interessou pelo assunto e gostaria de aprender um pouquinho mais? Abaixo ensinaremos tudo sobre o tema!

Aprenda a fazer cobertura de ganache com chocolate amargo

Comece preparando os ingredientes que são 600 gramas de chocolate amargo bem picado e 300 gramas de creme de leite.

Modo de preparo

Em um recipiente que possa ir ao micro-ondas, misture o creme de leite e o chocolate. Depois, aqueça-o por 30 segundos. A seguir, retire e com o auxílio de uma colher misture bem. Após, retorne o preparo ao micro-ondas por mais 30 segundo e mexa novamente. Repita o procedimento por mais uma ou duas vezes, se necessário. Para finalizar reserve em temperatura ambiente até esfriar.

Veja como utilizar o ganache para confeitar com o bico

Posteriormente, ao deixá-lo quatro horas em temperatura ambiente, o creme estará mais firme e com melhor consistência para confeitar. Desse modo, para utilizá-lo no bico de confeitar, é necessário levar o ganache até a batedeira e misturar por, em média, cinco minutos, até que se forme um creme um pouco mais denso e aerado.

Agora, deixe-o descansar por mais uma hora em temperatura ambiente e coloque no saco de confeitar com o bico que desejar. Lembrando que se deve manter a receita sempre tampada com um plástico filme, pois em contato com o ar, ela tende a formar uma película.

Empregue o ganache em ponto de recheio

De maneira geral, após 12 horas na geladeira sua mistura atingirá um ponto mais firme e estará pronta para ser utilizada em recheios. Ainda, é indicada para cobrir bolos, recheá-los ou criar formas com o bico de confeitar. Também, é uma boa pedida na hora de cobrir bolos de pasta americana. Já que, após o período de descanso estará firme e fácil de manusear.

Confira como encaixar o bico no saco de confeitar

Caso seu saco de confeitar venha fechado, coloque o bico por dentro. Em seguida, leve-o até a ponta e faça um pequeno corte para marcar o tamanho conforme a ferramenta. Depois disso, puxe o bico para trás e corte no lugar marcado.

No momento de preencher com a massa desejada, segure ele até a metade do comprimento, dobre a parte de cima e preencha com a ajuda de uma espátula. Para finalizar, desenrole a parte dobrada, dê um pequeno nó na altura em que se encontra o creme e esprema todo o recheio até o final para compactá-lo. Se necessário, feche com um elástico para auxiliar a confeitar.

Em suma, as dicas acima nos dão uma pequena base de como utilizar esses produtos de maneira correta. Entretanto, é importante a realização de estudos para aprofundar suas técnicas nessa área para o ponto de bico e ponto recheio.

Se precisar de mais informações, entre em contato com a empresa que daremos mais detalhes.