Qual é a importância e como gerenciar o seu portfólio de produtos?

Antes de falarmos sobre a gestão de portfólios, é preciso esclarecer o que é um portfólio de produtos. Trata-se de todos os itens que são comercializados por uma empresa. No caso de uma confeitaria, por exemplos, são os bolos, doces, cupcakes e tudo mais que você produz para vender para os seus clientes.

Simples, não é mesmo? Fazer essa gestão também é fácil e, ao mesmo tempo, muito importante para o seu negócio — tanto para o momento presente quanto em médio e longo prazo.

Para saber como uma boa gestão de portfólio pode impactar a sua confeitaria e como fazê-la da melhor forma, continue a leitura!

Porque é importante apostar na gestão de um portfólio de produtos

Entre os principais benefícios de estar sempre atento a essa gestão é perceber se o que você está vendendo condiz com os objetivos do negócio e também atende as demandas dos consumidores.

Se você tem no seu mix de produtos um cupcake de chocolate, por exemplo, mas a sua empresa é focada em doces fitness, será que esse item está de acordo com a mensagem do seu empreendimento? E será que ele teria um número maior de vendas se fosse mais adequado às expectativas dos seus clientes, como com o uso de chocolate 100% cacau ou alfarroba?

Como você pode perceber, uma gestão de portfólio bem-feita também pode ajudar a aumentar os lucros, evitando desperdícios com ingredientes e produtos que não têm muita saída e também apostando naquilo que certamente vai vender.

Como fazer esse processo

Agora, saiba a quais fatores você deve ficar atento para usar a gestão de portfólio como uma parceira estratégica do seu negócio!

Conheça o mercado e a relevância dos seus produtos

Como dissemos, o seu cardápio deve ser pensado, entre outros motivos, para atender aos desejos dos clientes. Uma forma muito utilizada por empresas de diversos segmentos para categorizar os seus produtos diante dos consumidores é a matriz BCG.

Em poucas palavras, ela define os produtos em:

  • ponto de interrogação: são os itens que estão com as vendas em crescimento, mas que ainda não atingiram os números desejados, uma nova torta de nozes, por exemplo, que está sendo um sucesso desde o seu lançamento, mas que ainda não atendeu às suas expectativas de venda;
  • estrela: são aqueles produtos que já são os queridinhos do público, os carros-chefes usados como publicidade e que ainda seguem crescendo, como aquele brigadeiro que só a sua confeitaria tem;
  • vaca leiteira: são os produtos que ainda vendem bastante, mas não como antes, estando estáveis ou negativos, pode ser aquele bolo de morango que fez muito sucesso (era uma estrela), mas que está apresentando números piores nos últimos meses;
  • cachorro (ou abacaxi): são aqueles itens que estão parados, gerando poucas vendas e até mesmo prejuízo.

Mantenha o portfólio diversificado

Se você já está no ramo da confeitaria há algum tempo, sabe que as preferências dos consumidores podem variar bastante, e é preciso ser estratégico o suficiente para ter um portfólio de produtos que atenda a todos esses perfis.

Pensando na matriz BCG que acabamos de citar como exemplo, o bolo de morango não faz mais tanto sucesso e você está considerando retirar esse item do cardápio. Mas ainda existem clientes interessados nesse tipo de produto — já que as vendas estão caindo, mas ainda existem. Há no seu mix algum produto que possa satisfazer essa clientela, como um outro bolo mais leve e com frutas, ou uma torta de morango com limão?

Estar sempre atento ao seu portfólio de produtos faz com que os seus clientes estejam sempre satisfeitos, ao mesmo tempo em que cria a imagem da sua marca e mantêm seu negócio forte no segmento. Contar com o parceiro pode ajudar nesse processo

A Mago, por exemplo, é a maior indústria de suprimentos de confeitaria do Brasil, e tem tudo o que você precisa para oferecer o melhor aos seus clientes, desde os produtos mais clássicos até as grandes novidades do mercado.

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