Entenda a lógica por trás da psicologia das cores e de que forma ela pode ser aplicada na realidade das confeitarias.

O que é a psicologia das cores e como aplicá-la? Confira!

Além das imagens atrativas, as cores também podem impactar nos negócios da empresa, pois por mais que possam passar despercebidas, elas são significativas aos olhos do consumidor. Por isso, muitos empreendedores têm apostado na psicologia das cores para estimular o cliente a adquirir seus serviços ou produtos.

A psicologia das cores é um estudo amplo que tem como objetivo entender o comportamento humano em relação às cores. Assim, conforme o cérebro as capta visualmente, há a capacidade de despertar emoções e sensações, sejam elas positivas ou negativas.

Diante disso, é fundamental saber a maneira como as cores podem influenciar o consumidor, para que você possa aplicá-la aos seus negócios e na realidade das confeitarias. Então continue com a gente e entenda mais sobre o assunto.

Como a escolha da cor pode impactar no negócio?

O impacto visual de um produto é um fator decisivo no momento da compra e diretamente ligado a este aspecto estão as cores. Isso porque elas têm a capacidade de estimular o cérebro, mesmo de uma maneira subjetiva, e trazer reações imediatas de emoções e sentimentos. Deste modo, é essencial que o empreendedor saiba o que deseja transmitir para o consumidor a fim de não se surpreender de forma negativa.

Cada cor pode ser aplicada de modo geral, mas desde que saiba o seu significado. Os tons mais frios, por exemplo, como azul, oferece calmaria, enquanto o laranja proporciona energia. O ideal é que utilize de truques para agradar os olhos e o subconsciente do cliente, como uma agradável paleta de cores conforme o perfil do público-alvo e o layout da empresa.

O que significa cada cor?

Cada tonalidade pode trazer seus efeitos para o cérebro humano e, para que isso se torne uma vantagem para a organização, vale a pena descobrir o significado de cada cor. Pensando nisso, veja a seguir um resumo com as principais tonalidades.

Vermelho – transmite sensações intensas, como fome, fúria e paixão. Seu uso é ideal para transporte, alimentação e tecnologia.

Amarelo – traz felicidade, alegria e energia. Usado em áreas que permitem estimular o intelecto, como escolas e setores de alimentação.

Laranja – reflete a alegria e bom humor. Tom estimulante, comumente utilizado em locais de entusiasmo, como alimentação.

Azul – proporciona emoções mais leves, como paciência e paz. Pode ser aplicada em linhas aéreas, saúde, finanças e tecnologia.

Verde – oferece a perseverança, cura e natureza. Recomendada a utilização na saúde, imobiliária, alimentação e finanças.

Roxo – cor das descobertas, como transformação, sensualidade e mistério. Empregue em setores que necessitam da estimulação do cérebro para criatividade e resolução de problemas, como áreas de finanças, tecnologia e vestuário.

Como a psicologia pode ser aplicada na realidade das confeitarias?

Os estímulos e a psicologia das cores podem ser aplicados em diversos itens da confeitaria, tanto na decoração quanto em outros componentes para valorizar ainda mais os negócios da empresa, tais como embalagens, sacolas, adesivos, cardápios e até mesmo nos produtos.

Para criar um logotipo para a empresa, as tonalidades também devem ser consideradas, visando aumentar o reconhecimento da marca. Com isso, a cor vermelha é uma ótima opção para o setor de alimentação, pois além de transmitir intensidade, este tom aumenta as sensações de consumo, como o desejo, fome e sede. Um bom exemplo disso são as marcas da Coca-Cola e McDonald’s que adotaram a cor vermelha, tornando impossível descartar as identidades visuais que criaram.

Assim, na hora de transmitir a mensagem ao consumidor, utilizar a psicologia das cores e a criatividade é essencial para criar tonalidades incríveis e permitir a possibilidade de agradá-lo de maneira eficiente, fazendo com que o aspecto visual de sua marca tenha influência direta na tomada de decisão e confiança do cliente.

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