Escolha a melhor receita de cobertura para incluir nos seus trabalhos

Para se manter no mercado, é extremamente importante inovar na produção e caprichar na receita de cobertura dos bolos e doces. Afinal, o setor de confeitaria está cada vez mais competitivo; e os consumidores, portanto, bem exigentes.

Neste post, reunimos algumas opções para você escolher a melhor receita de cobertura. Buscar inovação é fundamental para agregar mais sabor e valor ao seu trabalho, além de atrair clientes em potencial e aumentar as vendas.

Se quiser renovar o seu livro de receitas, continue a leitura que vamos dar dicas mágicas e deliciosas!

Ganache

Com poucos ingredientes e muito fácil de preparar, a ganache pode ser feita com chocolate branco ou preto. Utilize como recheio ou cobertura de bolos, cupcakes, entre outros itens da confeitaria.

Ingredientes

  • 300gr de chocolate ao leite picado;
  • 100gr de creme de leite.

Modo de preparo

Ponha o chocolate para derreter no micro-ondas ou em banho-maria, retire do fogo e coloque o creme de leite. Misture o suficiente para conseguir um creme totalmente liso e uniforme.

Pasta Americana

Essa cobertura é própria para ficar muito tempo exposta, justamente por não precisar ficar na geladeira. Por isso, é muito usada para a decoração de bolos em festas de aniversário e casamento.

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de gordura vegetal hidrogenada
  • 2 pacotinhos de gelatina em pó sem sabor (24 g)
  • 2 colheres de sopa de glucose de milho
  • 1 kg de açúcar de confeiteiro
  • 6 colheres de sopa de água

Modo de preparo

Dissolva a gelatina na água por 5 minutos, leve ao fogo em banho-maria e adicione a glucose e a gordura vegetal, mexa até dissolver bem.

Retire do fogo e aos poucos acrescente o açúcar até formar uma massa, após ficar pronta espalhe a pasta na bancada até dar o ponto de abrir com um rolo liso Mago. Aplique no seu bolo ou modele como preferir.

Fondant

Essa é uma opção para doces que não precisam de muita refrigeração, como as receitas que levam frutas frescas. O fondant é bastante utilizado também para cobrir bombas de chocolate, mas não é indicado usar em doces com muito açúcar, afim de não extrapolar o sabor.

Ingredientes

  • 1 kg de açúcar de confeiteiro;
  • 2 colheres (chá) de manteiga sem sal;
  • 240 ml de leite.

Modo de preparo

Coloque a manteiga e o leite em um recipiente, ponha em banho-maria e mexa até ficar homogêneo. Depois, adicione o açúcar de confeiteiro e continue a mexer. Deixe a mistura cozinhar por volta de 10 minutos ou até atingir uma consistência líquida. Em seguida, espere amornar e estará pronta para ser utilizada. O alimento no qual ele for aplicado deve estar seco e frio.

Creme de Manteiga

O buttercream, creme de manteiga, é uma cobertura muito usada nos Estados Unidos e na Europa, normalmente para enfeitar cupcakes. Os corantes em forma de pasta são uma opção para colorir a sua receita. Antes de aplicá-lo, é sempre bom passar uma camada bem fininha de manteiga no bolo para corrigir as irregularidades na superfície do bolo e para que o acabamento se fixe bem.

Ingredientes

  • 250gr de manteiga;
  • 1 colher (sopa) de leite;
  • 375gr de açúcar em pó peneirado.
  • 1 colher (sopa) essência de baunilha.

Modo de preparo

Coloque na batedeira, a manteiga em temperatura ambiente junto do leite. Acrescente, aos poucos, o açúcar, depois de ter sido peneirado. Bata até ficar liso e suave. Se a ideia for fazer um creme com sabor de chocolate, é só adicionar 2 colheres de sobremesa de cacau em pó. Já para o creme neutro, acrescente essência de baunilha.

Viu quantas dicas fáceis e deliciosas que podem incrementar seus trabalhos? Aposte nessas receitas de coberturas apetitosas para inovar a sua produção e sair na frente da concorrência!

Gostou do nosso post? Para continuar aprendendo sobre o assunto, aproveite para conferir a receita e a história sobre este clássico da confeitaria: o chantilly!