Como evitar a ruptura de estoque no meu negócio?

Quem tem uma rotina corrida e se desdobra para cuidar do próprio negócio, nem sempre tem tempo de cuidar de alguns detalhes. Mas, apesar da vida agitada, é fundamental que você evite a ruptura de estoque no seu empreendimento.

A ruptura de estoque ocorre quando o seu cliente solicita algo que ele deseja adquirir e você constata que não tem as matérias-primas necessárias ou não tem o produto pronto na loja, o que significa a perda da oportunidade de vender.

De modo geral, isto acontece porque o gestor não está conseguindo fazer uma boa administração de seu negócio.

Por isso, vamos ensinar tudo o que você precisa saber para evitar que ocorra a ruptura de estoque na sua confeitaria. Acompanhe com a gente e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!

Acompanhe com frequência os dados de sell-out

Sell-out é um termo em inglês que, na tradução literal, significa “liquidado”. Na prática, ele se refere aos produtos que foram vendidos diretamente aos clientes.

A importância de acompanhar este indicador é que por meio dele é possível identificar o giro de produtos, de modo que seja possível antecipar necessidades e eventuais situações de escassez de produtos e/ou de insumos para produzi-los.

Faça um controle de estoque preciso e eficiente

O controle de estoque eficiente é aquele que não deixa faltar produtos, que não permite que eles estraguem e percam a validade e, principalmente, não divulga e oferta itens que porventura estejam em falta.

Para a execução adequada deste controle é necessário adotar algumas medidas, entre elas a elaboração de relatórios e a adoção de programas que auxiliem nesta função.

Elabore relatórios e analise antecipadamente a falta de produtos

Como dissemos acima, a elaboração e análise constante de relatórios a respeito dos itens que existem no estoque e suas respectivas informações (data de validade, quantidade, etc.) são fundamentais.

É justamente por meio deles que será possível evitar que alguns suprimentos importantes para o negócio faltem no estoque, bem como fazer uma gestão mais inteligente e assertiva da oferta de produtos com base em dados, como a proximidade da data de validade de um item ou o excesso dele no armazém.

Conte com ferramentas que auxiliem no controle de estoque

Naturalmente, quanto maior for o seu estoque, mais difícil será fazer uma gestão adequada apenas com o auxílio de recursos manuais.

Por esta razão, é muito interessante que você procure ferramentas que ajudem no processo de controle do estoque e que emitem relatórios atualizados que possam proporcionar uma previsibilidade para o setor de compra.

Por fim, é importante ressaltar que caso ocorra a ruptura do estoque com frequência no seu negócio, isso pode ser muito prejudicial, uma vez que o seu cliente pode passar a procurar alternativas para o seu produto, pode se tornar um detrator da sua marca por não confiar mais nela. Tudo isso afeta diretamente sua lucratividade e o volume de vendas.

Como vimos, é vital para o bom desempenho da sua confeitaria que você busque todas as formas de evitar a ruptura de estoque.

Agora que você já sabe como evitar a ruptura de estoque no seu negócio, continue a leitura e conheça algumas ferramentas digitais para administrar lojas.