Afinal, como calcular o tamanho do bolo para convidados?

Afinal, como calcular o tamanho do bolo para convidados?

Decidir corretamente qual o tamanho do bolo para convidados de um determinado evento é essencial para garantir que o produto possa ser servido para todas as pessoas. Além disso, essa é uma maneira de evitar desperdícios, especialmente em ocasiões com muitos convidados, já que o cálculo da quantidade especialmente em ocasiões maiores exige a análise de alguns aspectos importantes.

Pensando no assunto, resolvemos apresentar neste post tudo que você precisa saber para acertar no cálculo do tamanho do bolo para convidados de uma data comemorativa. É importante ressaltar que o confeiteiro deve ter tal conhecimento para realizar a encomenda corretamente e ainda auxiliar um cliente com um atendimento personalizado. Saiba mais!

Leve em consideração o tipo de evento

O primeiro ponto a ser analisado é o tipo de festa. Normalmente, eventos infantis, como festas de aniversário, exigem uma quantidade maior de bolo, já que o bolo é o item mais chamativo e mais esperado pelas crianças, justamente por ter o ritual de cortar e servir todos os convidados. Além disso, são festas que têm crianças e, muitas vezes, os responsáveis pelas crianças também esperam receber essa delícia.

Já em eventos mais formais ou em casamentos, por exemplo, o bolo é visto como um item essencial para a mesa de doces e para a decoração. Mas, não é tão chamativo quanto em uma festa infantil, até mesmo pelo público do evento. Por isso, não precisa exagerar na quantidade!

Verifique se terão outros doces na festa

Outro ponto fundamental é verificar com o cliente se haverá outros doces, como docinhos e sobremesas, no evento. Se houver, o ideal é calcular cerca de 80 a 100 gramas de bolo por convidado, levando em consideração que o convidado irá apreciar uma pequena fatia do bolo, mas também irá comer as outras opções da festa.

Caso o bolo seja a única opções de doce, é importante que cada fatia por convidado tenha cerca de 150 gramas, o que permite que cada indivíduo possa sair satisfeito com uma generosa fatia, mas sem ficar enjoativo. Em coquetéis mais simples, compostos somente com bolo e espumante, também é importante uma fatia mais generosa por pessoa. 

Pense no número de fatias de acordo com a forma do bolo

Normalmente, bolos redondos são compostos por uma altura padrão de cerca de 10 cm e, apesar de cada massa e de cada recheio ter um peso específico, é possível fazer o cálculo do número de fatias de cada forma. 

De uma forma geral, formas de 15 cm dão de 15 a 18 fatias de bolo; de 20 cm dão de 28 a 32 fatias; de 25cm dão de 46 a 50 fatias; de 30 cm dão de 68 a 72 fatias; de 35 cm dão de 92 a 98 fatias; de 40cm dão de 120 a 128 fatias; e de 45 cm de 160 a 162 fatias. 

Nesse caso, é considerado que o evento contará com mais doces. Caso seja somente o bolo, o ideal é que cada confeiteiro calcule o peso do bolo por forma e depois divida por 150 gramas para ter a média de quantas fatias cada forma irá render.

É válido citar ainda que os bolos redondos normalmente são os mais utilizados pela estética e pela possibilidade de usar bolos com mais andares ou mesmo quartetos de bolos em uma mesa, por exemplo. 

Caso o cliente opte pelo bolo fake na composição da mesa e pelo bolo de corte para servir, as formas retangulares são as mais indicadas. Formas com 35 cm x 25 cm dão, em média, 48 fatias; com 40 cm x 30 cm dão 65 fatias; com 45 cm x 30 cm dão 72 fatias; com 50 cm x 40 cm dão 110 fatias; e formas de 55 cm x 45 cm dão 130 fatias. 

Agora que você já sabe como calcular o tamanho do bolo para convidados de um evento, aproveite as dicas que separamos aqui e leve-as para a sua confeitaria!

Gostou do post? Então veja algumas dicas incríveis para decorar um bolo com perfeição. Até mais!