10 utensílios de confeitaria indispensáveis na sua cozinha

Quem deseja trabalhar com a confecção de doces e sobremesas sabe que parte do sucesso dos pratos é resultado do uso de ingredientes e dos utensílios de confeitaria adequados. Esses itens são importantes durante o preparo, para garantir a precisão e técnica das receitas.

O uso desses utensílios também é importante na finalização, melhorando o acabamento dos doces. Lembre-se que quanto mais profissional for o seu produto, maiores as chances de fidelizar e encantar os clientes.

Continue a leitura e descubra quais são os utensílios indispensáveis para melhorar a sua cozinha e garantir o sucesso do seu negócio.

Quais são os 10 utensílios de confeitaria essenciais para sua produção?

Aqui estão alguns produtos indispensáveis para a produção dos doces e sobremesas mais pedidos pelos clientes.

1. Prato giratório

Esse utensílio, também conhecido como prato bailarina, permite que o bolo seja girado em qualquer direção. O movimento é ideal na hora da decoração dos bolos, tanto no momento de passar as ganaches e coberturas, quanto na hora de aplicar os desenhos com o saco de confeitar.

2. Pincel culinário

O pincel é um utensílio versátil que ajuda na hora de untar as formas, espalhar manteiga no preparo de massas folhadas, na aplicação de gema de ovo em cima de panetones e em decorações, por exemplo.

3. Espátulas

Existem diferentes modelos de espátula, cada um para atender a uma necessidade da confeitaria. Você vai precisar de pelo menos três modelos.

  • espátula reta de ponta redonda: ideal para espalhar as coberturas e os recheios de maneira uniforme;
  • espátula angular de ponta fina: além de ajudar nos trabalhos com chantilly e glacê, ela também pode ser utilizada para criar texturas e relevos nos bolos;
  • espátula alisadora: ajuda a alisar a cobertura, melhorando o acabamento do bolo.

4. Facas

Na confeitaria, é importante ter pelo menos uma grande faca para fatiar e outra menor para descascar frutas, por exemplo. Outro modelo indispensável é a faca de corte para pasta americana. Ela deixa o acabamento mais preciso, já que corta sem rebarbas e mantém a superfície intacta.

5. Cortadores

Outro utensílio indispensável, o cortador pode ter diferentes usos na confeitaria. Se você deseja investir na produção de biscoitos, o ideal é contar com uma variedade de cortadores, para atender diferentes perfis de clientes. Já para o acabamento de bolos, você pode utilizar os cortadores de pasta americana.

6. Grade para resfriamento

Esse utensílio é essencial para que pães, bolos, cupcakes e biscoitos esfriem de modo uniforme, preservando sua textura e maciez. A grade também é ideal para o momento de espalhar o chocolate sobre as sobremesas.

7. Tapete de fibra de vidro

O tapete é ideal para assar os produtos de confeitaria já que é resistente às altas temperaturas. Alguns modelos também apresentam marcações que ajudam a modelar e definir a dimensão de bolos, tortas e biscoitos.

8. Nivelador e cortador de bolo

Esse produto é ideal para nivelar e cortar as camadas do bolo, seja ele retangular ou circular. O nivelador também pode ser utilizado na superfície do bolo no momento da decoração.

9. Medida certa

Para o nivelamento das produções de confeitaria, use os anéis nas extremidades dos rolos. Eles vêm em diferentes alturas, que ajudam tanto na confecção de tortas e biscoitos, quanto na abertura uniforme da pasta americana.

10. Saco e bicos de confeitar

Esse kit é um coringa na cozinha e serve tanto para confeccionar, rechear e decorar as sobremesas. Quanto mais variados forem os modelos de bicos de confeitar, mais versátil será a confecção e decoração dos seus pratos.

Essa lista de utensílios de confeitaria é só um ponto de partida para você melhorar a produção de sobremesas e aumentar as vendas. Comece por ela e, aos poucos, vá incrementando sua cozinha com novos itens.

Não sabe onde encontrar esses produtos? Acesse o site da Mago e encontre todos os produtos necessários para sua confeitaria.