ágar ágar

Ágar-ágar: o que é, para que serve e suas vantagens? Entenda!

Se você trabalha no ramo da confeitaria, ainda que nunca tenha trabalho com o ágar-ágar, certamente já ouviu falar sobre ele. Afinal, o ingrediente tem se tornado cada vez mais popular, inclusive na gastronomia.

Em poucas palavras, podemos definir o ágar-ágar como um produto que é extraído de algas e que tem sido usado para substituir a gelatina. Além disso, a culinária vegana também se aproveitado bastante desse ingrediente, substituindo a gelatina animal por essa opção de gelatina vegetal.

Quer saber mais sobre ele, quais são os principais benefícios e como consumir o ágar-ágar? Basta continuar a leitura!

O ágar-ágar

Esse incrível ingrediente é extraído de algumas espécies de algas. Entre as mais comuns está uma alga vermelha amplamente utilizada na culinária japonesa, a Gelidium sp.

A sua característica gelatinosa advém de uma substância chamada de agarose, e curiosamente o pó de ágar-ágar não tem coloração — apesar de a alga que citamos ser vermelha.

Os benefícios do ingrediente

Como dissemos, o ágar-ágar é uma gelatina vegetal, natural e totalmente vegana que traz diversos benefícios para a saúde. Não por acaso, já existem no mercado muitos suplementos alimentares em cápsulas de ágar-ágar, que são ingeridas pelas pessoas que buscam:

  • regular o funcionamento do intestino, já que possui uma alta concentração de fibras solúveis em água;
  • saciedade, ajudando no emagrecimento, por causa da grande quantidade de fibras;
  • suplementação de sais minerais como o fósforo, o potássio, o ferro, entre outros;
  • controle do açúcar e do colesterol no sangue.

Os diferenciais do ágar-ágar em relação à gelatina

Diferentemente das cápsulas utilizadas como suplementação alimentar, na cozinha o ágar-ágar é utilizado em formato de pó, assim como a gelatina. O resultado também é semelhante ao garantido pela opção animal, mas as diferenças entre as duas são muitas.

Do ponto de vista nutricional, como você viu, o ágar-ágar ganha disparado da gelatina — além de não ter aditivos alimentares, corantes, ingredientes animais nem ser testado em animais (o que atrai o público vegano).

Na cozinha, o ágar-ágar leva vantagem por ser um gelificante dez vezes mais potente (o que faz com que o seu custo valha a pena), não derreter em temperatura ambiente e não precisar ir para a geladeira para ficar firme, otimizando a sua produção de várias formas.

Para completar, o ingrediente não altera o sabor dos alimentos, sendo perfeito para o preparo de pratos doces ou salgados.

Se você ainda não se convenceu das vantagens do ágar-ágar, vale a pena lembrar que a gelatina animal é feita da fervura de ossos, tendões e outros restos de porcos e bois, o que pode facilitar o risco de contaminação por bactérias. O ágar-ágar, por sua vez, também é obtido a partir de um processo de fervura, mas de algas marinhas, o que é um processo mais seguro para a saúde.

Como você viu, o ágar-ágar é um verdadeiro coringa na cozinha, trazendo versatilidade e praticidade para o dia a dia, independentemente dos alimentos que são produzidos. Por isso, se você ainda não usou esse ingrediente nas suas receitas, não perca mais tempo! Os seus clientes vão adorar!

Se você quer saber mais sobre o ágar-ágar, comprar o seu e vários outros produtos de qualidade superior, acesse o site da Mago agora mesmo!